Como parte da progressão de carreira da tropa e qualificação dos serviços prestados, a Polícia Militar da Bahia formou, na manhã desta terça-feira (25), 914 sargentos em todo Estado. A Vila Policial Militar ficou lotada, principalmente de familiares que foram prestigiar a solenidade de formatura de 402 sargentos, do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), oriundos das unidades da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O CEFS tem como finalidade preparar o discente ao exercício da função de comando de fração da tropa, para desempenhar as atribuições com eficiência, liderança e senso de responsabilidade. Com uma carga horária total de 230 horas-aula, o curso proporciona formação técnica, tática e ética.
A turma iniciou as atividades pedagógicas em 9 de setembro de 2025, com alunos sargentos oriundos de unidades da capital, RMS e dos Batalhões de Ensino, Instrução e Capacitação. Ao término do curso, 914 discentes concluíram com êxito a formação, sendo 873 do sexo masculino e 41 do sexo feminino.
Durante a cerimônia, os três primeiros colocados no curso com as melhores médias curriculares foram premiados: os alunos sargentos Alan Correia Fernandes, em primeiro lugar, Clayton Santos Celestino, em segundo, e Vinicius Ferreira Teles de Goes, em terceiro. Os demais receberam os certificados das madrinhas e padrinhos correspondentes.
“Me dediquei muitos aos estudos e consegui atingir o meu objetivo, não só eu como todos os colegas presentes. Nós mudamos de patamar, fruto de muita dedicação, e nos sentimos honrados. O momento é de festa pra gente e para nossa família”, relatou o primeiro colocado do curso, o aluno sargento Alan Correia.
“Antes de ingressar na oficialidade, tive a honra de servir a esta Corporação também como praça. Inclusive, minha turma de sargento está completando 40 anos de formada. Durante minha trajetória como graduado, aprendi que liderar é mais do que comandar, é inspirar e cuidar. O sargento desempenha uma importante função de elo entre o comandante e a tropa. Sejam um exemplo para seus comandados e para sociedade”, ressaltou o comandante-geral.




















