Com foco na reconstrução da cidade, a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou ao longo dos primeiros 100 dias de gestão uma transformação, já possível de ser notada, na cidade, por meio de ações de manutenção urbana, limpeza de ruas e rios, e ações dos programas Banho de Luz e Buraco Zero. Os trabalhos têm impactado diretamente a qualidade de vida da população. Os serviços da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos são realizados diariamente, inclusive aos finais de semana, de forma simultânea, contemplando diversas localidades.
Entre os destaques, a prefeitura realizou mais de 300 podas de árvores, totalizando mais de 21 mil metros cúbicos (m³) de resíduos vegetais no município, contribuindo para a segurança das vias e manutenção de áreas verdes. Para manter a qualidade de vida da população agentes dos Serviços Públicos realizaram a coleta de lixo domiciliar de forma diurna e noturna, contemplando os bairros de Lauro de Freitas e a retirada de entulhos, que somaram 9 mil toneladas coletadas via comboio e um pouco mais de 6 mil toneladas manualmente.
Apenas no mês de janeiro foram mais de 8 mil toneladas de lixo coletadas. Ao longo desses 100 dias foram 22.589,18 toneladas apenas na coleta com caminhão compactador. Para garantir um trabalho mais seguro para as equipes em campo, a gestão entregou novo fardamento e kit aos trabalhadores da limpeza pública. Cerca de 300 profissionais foram beneficiados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e botas; kit para auxiliar na realização do trabalho, contendo carrinho de coleta, pá, sacho, vassoura; e novos uniformes, com calça, camisa manga longa, boné e boné de proteção. As equipes realizam roçagem, varrição e pintura de meio-fio.
Na área de drenagem, foram executados 60 serviços entre desobstruções, trocas de manilhas indicando foco na melhoria da vazão e prevenção de alagamentos, com abrangência geográfica significativa, em bairros como Portão, Buraquinho, Centro, Itinga, Vila Praiana, Pitangueiras, Vilas do Atlântico, Jardim do Jockey, Caji e Vida Nova.
Além disso, aproximadamente 30 canais passaram por serviços de limpeza, que consistem na roçagem e remoção de vegetação e resíduos que obstruem o fluxo da água, realizados tanto de forma manual quanto com o uso de maquinário. Esses serviços incluem a remoção de lixo, entulho e sedimentos acumulados nos canais, que podem obstruir o fluxo da água e causar transtornos à população.
Com foco em sustentabilidade e combate ao descarte irregular de entulhos, 10 jardins sustentáveis foram implantados nos bairros do Centro, Itinga e Vida Nova, transformando antigos pontos críticos em áreas verdes.. Também foram instaladas 100 novas lixeiras em praças, pontos de ônibus e no calçadão das praias, incentivando o descarte correto de resíduos.
Na área de infraestrutura viária, mais de 50 ruas passaram pela operação Buraco Zero, beneficiando 14 bairros: Itinga, Portão, Ipitanga, Recreio de Ipitanga, Vilas do Atlântico, Vila Praiana, Areia Branca, Vida Nova, Caji, Jambeiro, Jockey, Centro, Buraquinho e Pitangueiras.
Outro avanço importante é a obra da Orla de Ipitanga, que já alcançou 45% de execução. As obras, que se estendem por 13.900 metros quadrados (m²) ao longo da Rua Paulo Moreira de Souza, prometem revitalizar a área, beneficiando moradores e visitantes com uma infraestrutura completa e integrada ao meio ambiente.
Um dos principais destaques desse projeto de requalificação e urbanização da nova orla de Ipitanga é a substituição das antigas barracas de praia por 15 novas estruturas, cada uma com aproximadamente 46 m², além da construção de quatro boxes de 16 m² e um centro de informações. A iniciativa visa não apenas melhorar a estética do local, mas também oferecer mais comodidade e segurança aos frequentadores.
No setor de Iluminação Pública, cerca de 4 mil serviços de manutenção e obras foram realizados, incluindo a requalificação da iluminação dos campos do Vietnã, da Baixinha, de Vida Nova, Cachoeirinha e de Portão.
Na Estrada do Coco, foram instalados 50 postes decorativos de iluminação e realizados reparos em circuitos elétricos danificados. Em parceria com a CONDER, foi concluída a ligação dos postes de iluminação da ciclovia da Avenida Doutor Gerino de Souza Filho. Além disso, com o programa Banho de Luz, 306 novas lâmpadas de LED foram instaladas nas avenidas Doutor Gerino de Souza Filho e Luiz Tarquínio Pontes, promovendo mais eficiência e segurança para motoristas e pedestres.
Essas ações reafirmam o compromisso da gestão municipal com a manutenção da cidade, a sustentabilidade e o bem-estar da população.