O bairro Gleba C recebeu nesta quarta-feira (28/2) as ações do Cata Bagulho, se tornando, assim, a primeira localidade, deste ano, a ser contemplada pelo projeto. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), durante a coleta seletiva foram retirados móveis em geral, eletrodomésticos sem utilidade, além de recicláveis, como plástico, vidro e metais, tanto os deixados em vias públicas quanto os dispensados por moradores da localidade.
De acordo com a titular da Sesp, Arlene Rocha, as pessoas vêm se conscientizando cada vez mais da importância da limpeza tanto nos ambientes públicos quanto nos privados. “A adesão das pessoas a projetos como o Cata Bagulho ajuda muito na questão da saúde pública, na eliminação de ratos, baratas, entre outros vetores, que possam trazer qualquer tipo de doença à população”, contextualizou.
A aposentada Aurizete da Silva, 64 anos, reforçou a visão da gestora. “Estamos vendo aí a epidemia da dengue, e tem alguns objetos que juntam água e a gente não percebe”, declarou a moradora da Rua Serra Azul, que, na oportunidade, aproveitou para dispensar algumas ferragens sem uso.
A dona de casa Laurineide Amaura da Silva, 58 anos, moradora da Rua Lagamar, foi mais uma pessoa do bairro que, logo cedo, separou eletrodomésticos de grande porte para o descarte. Para ela, a iniciativa reflete tanto na saúde das pessoas quanto na conservação do meio ambiente. “A dengue está aí, e quanto mais acúmulo mais a doença aparece. Ao destinar o descarte dos itens de forma correta, não jogando em qualquer lugar, além da gente abrir mais espaço dentro da nossa casa, ainda estamos contribuindo com o meio ambiente”, declarou.
Para sensibilizar ainda mais os moradores a fazer o descarte do lixo doméstico corretamente, a ação contou também com um apoio extra da Naturalle Resíduos – empresa responsável pela execução da limpeza pública no município –, que levou o mascote do Projeto NaturallEduca para as ruas do bairro.
A coordenadora do projeto, Gildélia Reis, explicou que, “esse é um trabalho feito em parceria com a prefeitura, junto com a Sesp, no sentido de orientar os moradores sobre o horário correto da coleta”. Na ocasião, foi realizada uma atividade de panfletagem promovida pelos agentes da empresa.
A Sesp informa que materiais de maior volume e peso, como entulho de obras e podas de árvores, devem ser dispensados num Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo das residências. O que, no caso da Gleba C, fica na rua Corpo Santo. O lixo doméstico, que também não é aceito na coleta seletiva do Cata Bagulho, deve ser descartado à noite, a partir das 19h30.
Conforme a programação da Sesp, a próxima edição do Projeto Cata Bagulho acontecerá na localidade de Barra do Pojuca, na costa do município, nos dias 4 e 6 de março.
Para obter informações sobre o projeto, ou fazer alguma observação acerca da limpeza nos bairros, a Sesp atende pelo Disque Limpeza Urbana, de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo WhatsApp, através do número (71) 9 9951-0191, somente por meio de mensagem escrita.