O Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, registrou recorde de movimentação de passageiros entre janeiro e maio de 2025. Foram 3,9 milhões de embarques e desembarques, somando voos domésticos e internacionais — o maior volume da série histórica iniciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2000.
O número representa um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando o terminal recebeu 3,8 milhões de passageiros. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o volume foi de 3,5 milhões.
Os dados fazem parte do Relatório de Oferta e Demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o crescimento no fluxo de passageiros é resultado direto de políticas públicas e parcerias com estados e concessionárias. “Esses esforços têm garantido mais voos, melhor qualidade nos serviços e o fortalecimento do turismo e dos negócios na região, o que impulsiona a economia, gerando emprego e renda”, pontuou.
Aeroporto Internacional do Recife: capital como hub regional
Desde 2018, o aeroporto da capital pernambucana lidera o ranking de movimentação de passageiros na região, superando o terminal de Salvador. Dos 3,9 milhões de passageiros registrados este ano, 3,7 milhões viajaram em voos domésticos.
Na avaliação do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, os dados confirmam o terminal pernambucano como um hub regional. “E o crescente número de passageiros processados no terminal aéreo é a prova de que os investimentos feitos pelo Governo Federal na região estão aquecendo a economia. O aumento de pessoas viajando é um reflexo de que mais oportunidades estão surgindo, mais serviços vêm sendo prestados e a tendência é de que essa movimentação siga em ritmo de crescimento até o final do ano.”
Aeroporto Internacional do Recife: voos internacionais
A movimentação internacional no Aeroporto do Recife também segue em alta, revela o levantamento da Anac. O número de voos internacionais saltou de 681 para 948 entre 2024 e 2025. Já o volume de passageiros cresceu 37,4%, passando de 127,7 mil para 175,5 mil viajantes.
O terminal ocupa atualmente a terceira posição entre os aeroportos nordestinos com maior volume internacional, atrás de Salvador (226,2 mil) e Fortaleza (184,4 mil).
Nordeste registra crescimento geral na aviação civil
De janeiro a maio de 2025, os dez principais aeroportos do Nordeste somaram 14,8 milhões de passageiros, um aumento de 6,6% em comparação com os 13,9 milhões registrados no ano passado. O resultado também supera os níveis de 2019, quando o total foi de 14,2 milhões.
Passageiros por aeroporto (jan-mai/2025)
– Recife (PE): 3,9 milhões – melhor resultado da série histórica
– Salvador (BA): 3,1 milhões
– Fortaleza (CE): 2,3 milhões
– Rio Largo/Maceió (AL): 1,2 milhão
– Porto Seguro (BA): 1 milhão
– São Gonçalo do Amarante/Natal (RN): 916 mil
– Santa Rita/João Pessoa (PB): 728 mil
– São Luís (MA): 643,5 mil
– Aracaju (SE): 531,5 mil
– Teresina (PI): 428 mil