Em um clima de festa, dezenas de pessoas participaram da Primeira Caminhada pela Inclusão e Acessibilidade da Pessoa Autista. Com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, o evento aconteceu na manhã deste domingo (7/4), na Avenida Praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico.
Com largada no Vilas Tênis Clube, a ação buscou estimular o respeito e a empatia. A saída do evento teve a presença de personagens lúdicos e do grupo de capoeira Esporte por Toda Parte. A caminhada foi organizada pela Fluence Clínica de Desenvolvimento Infantil com diversos parceiros, entre eles, o Grupo Amor Infinito, que oferece apoio a mães de crianças autistas.
A iniciativa visa promover conscientização, sensibilização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade, e tratar de um tema sério de forma leve. “O respeito é a maior bandeira que podemos defender. Nosso mandato vai trabalhar pelas crianças e jovens autistas e pelas mães atípicas para dar essa rede de apoio na educação, saúde e no social. Vamos criar um Centro de Referência para as Pessoas com Autismo”, frisou a prefeita Débora Regis, que ainda falou sobre a criação de um apoio financeiro chamado Cartão Mãe, para amparar mães que não podem trabalhar fora.
O vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, também participou da ação. “Vamos dizer sim a inclusão das pessoas autistas que precisam do nosso olhar e do nosso cuidado. Essa é uma causa importante e a prefeitura não poderia ficar de fora”, revelou.
A caminhada foi marcada pela alegria contagiante dos participantes. Na oportunidade, a gestora do Executivo recebeu o carinho dos participantes, que esbanjavam felicidade. O evento contou ainda com a participação de famílias e autoridades como: os secretários de Educação (SEMED), Tamires Andrade; de Mobilidade Urbana (SEMOB), Nilton Sapucaia; de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Diana de Souza; e da Saúde (SESA), Elba Brito; além do chefe de Gabinete, Jonatas Passos.
Além deles, participaram da atividade vereadores, profissionais da saúde e da educação, estudantes e a comunidade em geral. A caminhada simboliza a luta por direitos, respeito e uma sociedade mais acessível para as pessoas autistas, reforçando a diversidade.