09/08/2025
Rafael Rodrigues/ Ascom SSP
Pelos corredores do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT) do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA), Rafaela Gomes é conhecida pelos servidores da instituição desde pequena. Filha do perito criminal e assessor técnico do Instituto Central de Custódia de Vestígios (ICCV), Arnaldo Santos Gomes, a servidora seguiu os passos do pai ao passar no último concurso e também se tornar perita criminal.
Na semana do Dia dos Pais, a Secretaria da Segurança Pública destaca o amor entre pais e filhos das Forças da Segurança que decidiram em seguir a mesma profissão na proteção dos baianos.
Farmacêutico e bioquímico de formação, com especialização em genética forense, Arnaldo deu os primeiros passos no DPT em 1999. Apaixonado pela família, o servidor detalhou que sempre trouxe a filha para o convívio com os colegas de DPT e, que foi a partir destas idas e vindas, que a pequena se apaixonou pela profissão.
“Ela sempre se interessou muito e essa relação com a perícia despertou. Foi uma surpresa e tanto para mim quando descobri que ela passou no Teste de Aptidão Física (TAF) do último concurso”, contou.
Emocionado, o servidor não escondeu o orgulho ao se declarar para a filha, que agora segue os mesmos passos do pai, na Coordenação de Física do DPT, mesmo lugar que o pai começou, lá nos anos 90.
“Estava prestes a me aposentar, mas decidi esperar mais um pouco até a carreira dela estar consolidada. Assim posso acompanhar mais um pouco e de perto os passos dela, até poder cuidar da minha netinha, que também demonstrou o desejo em se tornar médica legista”, disse.
Amor de pai e filha
“A perícia criminal está lá em casa. Então para mim é um orgulho muito grande seguir a história que ele construiu aqui e fazer a minha própria história”, detalhou Rafaela.
Integrante da Turma 2 do último concurso do DPT, a perita não escondeu o orgulho que tem da história do pai na corporação. “Se eu conseguir contribuir metade do que ele fez, eu tenho certeza que serei uma excelente perita, pois ele foi o meu exemplo e, com certeza darei muito orgulho ao meu paizão”, concluiu.
Fonte
Rafael Rodrigues/ Ascom SSP