Na manhã desta quinta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gregório de Matos, situada na Rua Frei Vicente, no Pelourinho, em Salvador. A unidade funcionava, anteriormente, em uma estrutura menor, e, agora, passa a ter a capacidade de atendimento ampliada em 68%, garantindo assistência para cerca de 840 pessoas por mês e proporcionando maior conforto aos funcionários e pacientes.
O novo equipamento contou com um investimento de R$ 2,8 milhões, entre obras físicas, equipamentos e manutenção dos serviços. No local, os pacientes de 54 localidades de Salvador que fazem parte do Distrito de Saúde do Centro Histórico encontram acolhimento inicial, atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento para familiar, atendimento domiciliar, atendimento à crise, além de ações de reabilitação psicossocial, práticas corporais, matriciamento e ações de reabilitação psicossocial.
A unidade é especializada no acompanhamento de pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas, assim como aqueles com comorbidades psíquicas associadas, incluindo adultos, adolescentes e crianças. O serviço prioriza o atendimento a gestantes, crianças, adolescentes e idosos que fazem uso prejudicial de drogas.