04/12/2025
Divulgação/Ascom CBM
Dois trabalhadores viveram momentos de tensão na tarde desta terça-feira (2), em Camaçari, interior da Bahia, após ficarem suspensos por uma corda a cerca de 12 metros de altura, quando o cabo de aço do equipamento conhecido como “balancim” se rompeu. A ocorrência aconteceu em Abrantes, Camaçari, interior da Bahia.
Equipes do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), com sede em Camaçari, atenderam a ocorrência com uma viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS). Uma viatura do 12º BBM/Salvar também atuou na ocorrência. Ao chegarem ao local, encontraram os dois homens dependurados apenas pelo sistema de segurança auxiliar, abalados, mas conscientes. Com técnica, precisão e muita calma, os bombeiros montaram um sistema de tracionamento de cordas, procedimento utilizado em resgates em altura para garantir estabilidade e segurança durante a descida.
Toda a operação foi realizada de forma controlada, transmitindo confiança às vítimas, que colaboraram com as orientações dos militares. Após o resgate, ambos foram avaliados pelas equipes e não apresentaram nenhum tipo de trauma aparente, sendo liberados no próprio local. A ocorrência reforça a importância do uso adequado de equipamentos de segurança.
Fonte
Divulgação/Ascom CBM




















