Na manhã desta sexta-feira (24), o compromisso com a vida falou mais alto para uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Enquanto transitavam pela Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), em Salvador, com alunos soldados a caminho do primeiro dia de estágio, uma viatura da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) se deparou com um acidente entre uma motocicleta e um carro de passeio.
No local, havia uma vítima, a passageira da moto, caída ao solo, necessitando de atendimento imediato. A guarnição, composta por bombeiros militares e dois alunos, não hesitou em parar o veículo. Em poucos instantes, a equipe pegou a mochila de atendimento pré-hospitalar (APH), calçou as luvas e iniciou os primeiros socorros.
“Após analisar o cenário, organizamos o trânsito, utilizamos as técnicas adequadas, retiramos o capacete da vítima e a colocamos em uma posição confortável, dentro dos protocolos de segurança, até a chegada da ambulância”, explicou o tenente BM Ricardo Cruz, que coordenou a ação.
Minutos depois, uma equipe do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12° BBM/Salvar) chegou ao local. A guarnição, então, deu continuidade ao atendimento, realizando o resgate e conduzindo a vítima, que apresentava um edema na perna e se queixava de dor, para uma unidade de saúde.
“Naquele momento, tivemos a certeza de que fizemos a diferença para aquela vítima, levando não apenas o primeiro atendimento, mas também conforto naquela situação. E os alunos colocaram em prática aquilo que aprenderam em sala de aula, mesmo antes do estágio propriamente dito”, completou o oficial.
















