O município vai sediar o XVIII Seminário Estadual da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA). O evento vai acontecer de 10 a 13 de abril, na Casa do Trabalho. A iniciativa será realizada com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
Nesta perspectiva, a pasta realizou, nesta quinta-feira (22/2), um encontro de alinhamento da organização do evento, que reuniu representantes de outras pastas da gestão, conselheiros tutelares e agentes da rede de proteção.
Na ocasião, a titular da Sedes, Reni Oliveira, reforçou o compromisso da gestão municipal com a pauta dos direitos da criança e do adolescente. “Com muita alegria participamos dessa reunião hoje. Para nós, enquanto gestão, será uma honra apoiar um evento dessa grandeza, que trará discussões extremamente pertinentes, e que vai fortalecer não só os conselheiros tutelares, mas toda a rede de proteção”.
Cristiane Bacelar, titular do Turismo, falou sobre o envolvimento da pasta no seminário. “Nossa secretaria sempre participa de eventos que trazem pessoas de fora à nossa cidade. Porque temos que mostrar para os nossos visitantes o que a cidade tem de bom, que é o nosso potencial turístico. Então, não poderíamos ficar de fora, sem falar que a pauta principal do seminário deve ser de responsabilidade de todos”, falou.
O presidente da ACTEBA, Robenilson Torres, falou sobre a finalidade do evento. “Esse seminário faz parte do ciclo de formação continuada da associação. Na ocasião, vamos tratar sobre as atribuições dos conselheiros, discutiremos toda política de atendimento da criança e do adolescente e, tenho certeza que será um marco para Camaçari”, ressaltou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Baja Carvalho, também participou da reunião. “Esse evento é muito importante para o município, porque significa um reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado aqui para a proteção da criança e do adolescente. Será um momento de troca e de muito aprendizado”, concluiu.
Também participaram do encontro a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, o subsecretário da Cultura, Luciel Neto, além de representantes dos conselhos tutelares da sede e da costa.