A Orla de Maraú, cidade no litoral sul da Bahia, vai receber a sétima e última etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem de 2024 neste domingo (10), a partir das 9h. O circuito conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Organizada pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), o circuito desponta como uma das principais competições no país, contando com os atletas que acumulam os títulos nacionais da modalidade. A presidente da Febac, Camila Lima, comenta a importância e as expectativas para esta etapa em Maraú.
“Mais um ano de grandes etapas e competições. Vamos concluir o circuito de 2024 com disputas acirradas entre não apenas os melhores do estado, mas os melhores do país, que competem entre si aqui na Bahia. O estado é uma força no país e gostaríamos de agradecer muito à Sudesb por todo o fomento aos projetos sociais e aos campeonatos que realizamos aqui, além do apoio aos atletas com os programas e a concessão de transporte para os torneios nacionais. O resultado está aí e seguiremos no desenvolvimento da canoagem na Bahia”, pontua Camila.
Cerca de 140 atletas das principais cidades que acontecem a prática da modalidade no estado (Camamu, Ilhéus, Itacaré, Maraú, São Félix, Ubaitaba e Ubatã) disputam sete categorias masculinas e sete femininas: infantil; menor; cadete; junior; sênior; master; e paracanoagem. Confira outros eventos que recebem o apoio da Sudesb neste final de semana:
Remo – Com uma origem que data 100 anos, o Campeonato Baiano de Remo de 2024 vai ter sua quarta etapa neste domingo, às 10h, no palanque oficial da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), à beira da Enseada dos Tainheiros, no bairro da Ribeira, local de disputas. Cinco clubes, alguns mais novos enquanto outros carregam a tradição da modalidade no estado, disputam dez provas ao longo da manhã.
A competição possui cinco etapas – já aconteceram as dos meses de junho, julho, agosto e serão realizadas as de novembro e dezembro. Os cinco times que compõem a disputa são: o Clube de Regatas Santa Cruz, de 1904; o Esporte Clube Vitória, de 1899; o Clube de Natação e Regatas São Salvador, de 1902; o Clube de Regatas Itapagipe, de 1902; e o Clube Península, que tem sete anos. Cada um deles sedia uma etapa. Quem lidera a disputa é o Vitória com 15 pontos, seguido de São Salvador com 4, e Península com 1.
Futevôlei – A VII etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 2024 acontece a partir desta sexta-feira, 08, até o domingo, no Clube Espanhol, na Av. Oceânica, na Ondina, com o apoio da Sudesb. Essa é a penúltima etapa do circuito da modalidade no estado dentro deste ano, valendo pontos para o ranking estadual.
Cerca de 200 atletas são esperados nas disputas de seis categorias: profissional masculino; masculino B, masculino C, profissional feminino, feminino B e iniciante. As quatro quadras do local vão receber a categoria iniciante a partir das 9h desta sexta-feira, 08. EM seguida, por volta das 12h, é a vez dos competidores da categoria masculino C.
No sábado (9), a rodada inicia no mesmo horário, com a categorias masculino B, enquanto, a partir das 11h, é a vez do feminino B. Já o domingo, 10, é dia das categorias profissionais: feminino, a partir das 9h; e masculino, a partir das 11h.
Tênis – Na sua 39ª edição da história, a bolinha amarela vai começar a bater em quadra para o tradicional torneio internacional de tênis Bahia Juniors Cup a partir deste sábado, 09, 8h, no Clube Bahiano de Tênis, na Graça, em Salvador. Cerca de 280 atletas de seis países (Argentina, Brasil, Escoláquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo) estarão disputando as variações de simples e duplas nos naipes masculinos e femininos nas categorias sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18. A entrada é gratuita.
Triathlon – As águas das belas praias do Subúrbio Ferroviário de Salvador darão lugar para competições estaduais na tarde deste sábado. A Praia de Inema, em São Tomé de Paripe vai receber o Triathlon da Marinha com as variações sprint, super sprint e aquathlon, com as largadas a partir das 14h.
A programação inicia com a largada do sprint feminino às 14h, enquanto o masculino larga às 15h40, com percurso de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Por volta das 14h30, é a vez da largada super sprint em um percurso de 300 m de natação, 10 km de ciclismo e 1,8 km de corrida. Encerrando as provas, o aquathlon (1.000 m de nado mais 5 km de corrida) larga às 16h30.
Ciclismo – O destino turístico de Praia do Forte, em Mata de São João, já está marcado não apenas pelas suas belezas naturais e o aspecto histórico das suas construções, igrejas e vilas, mas também pelo turismo esportivo. Após competições de ciclismo, corrida, polo aquático e corrida de aventura, uma das maiores provas de ciclismo do estado volta a acontecer no local – o Suba Forte – neste domingo, com o apoio do Governo do Estado.
Com a largada às 8h, após concentração na Fazenda Polo Mar, local da partida, cerca de 400 ciclistas vão percorrer dois trajetos (30 km e 60 km) por pontos marcantes da região, como Imbassaí, o Castelo Garcia D’Ávila, a Reserva de Sapiranga e a Vila de Praia do Forte até retornarem à fazenda. A previsão da premiação é às 12h.
Já a cidade de Itapetinga, na região do Médio Sudoeste da Bahia, recebe o Desafio Pedal Bruto de MTB XCM neste domingo, das 6h30 às 12h, no Parque de Exposições Juvino Oliveira. A largada do percurso pro (65 km) será às 8h, enquanto o percurso sport (50 km) terá a largada às 8h30.
O Pedal Bruto tem como missão incentivar a pratica do ciclismo, motivando pessoas pedalarem seja na trilha ou asfalto, assim podendo inseri-las nesse universo maravilhoso que é o ciclismo e por meio deste possam usufruir dos incontáveis benefícios que a bike traz a saúde física e mental. Ao todo, serão 12 categorias no percurso pro e 16 no sport.
Maratonas Aquáticas – As águas do Rio São Francisco não são apenas tradicionais na cultura, na economia e no turismo da região do Norte do Estado. O esporte também é uma vertente importante no maior rio nordestino, como as Maratonas Aquáticas do Velho Chico 2024, que acontecem pelo segundo ano com o apoio da Sudesb. A Travessia do Dourado, quinta etapa do circuito, acontece neste domingo,em Juazeiro.
Copa Loreta Valadares – A Copa Loreta Valadares Futebol Feminino segue com seu calendário de jogos neste final de semana, sábado e domingo, com realização de oito jogos pela categoria adulto.
As partidas, válidas pela quinta rodada da fase de classificação, acontecerão no sábado, a partir das 13h, no Estádio Municipal de Lauro de Freitas, que recebe as equipes do grupo D, Ponte Preta X As Minas Futebol Capelão; Unidos de São Sebastião do Passé X Abrantes, que entram em campo ás 14h30.
Já no domingo, também no período da tarde, os dois jogos programados acontecem na Vila Militar dos Dendezeiros, na Cidade Baixa, com partidas entre as equipes Arvoredo X Revelação (ambas do Grupo A), às 13h, e Madre X Escola Baiana de Futebol, com jogo iniciando às 14h30 pelo Grupo C.
A fase classificatória do grupo adulto segue até o dia 24 de novembro, totalizando oito rodadas disputadas por 18 equipes. Ainda neste mês de novembro, a partir do dia 16, a categoria sub-17, com oito equipes, entra em campo para a disputa da fase classificatória com quatro rodadas. Neste mesmo dia, também iniciam os jogos da categoria sub 15, com quatro equipes, sendo campeã a equipe que terminar na 1ª colocação.
Jiu Jitsu – Em busca das últimas pontuações para liderar o ranking estadual ao final do ano, os lutadores de jiu jitsu da Bahia vão entrar nos tatames montados no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras pela última vez neste domingo, a partir das 9h. Oriundos da capital e do interior, cerca de 400 atletas disputam as 22 categorias de jiu jitsu e mais 40 na variação do parajiujitsu.
Corridas – A 3ª edição da Corrida do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) terá a largada às 6h30 deste domingo, em frente ao Estádio de Pituaçu, com chegada dentro da base do BEPE. Cerca de 900 atletas competem em três categorias da Corrida do BEPE nos percursos de 5 km e 10 km: geral, militar e PCD.
Na sua terceira edição, a prova se consolida como uma das corridas militares mais importantes do estado da Bahia e também uma das mais belas, com percursos diferenciados e desafiadores com aclives, declives, túneis e área de mata.
Fonte: Ascom/Sudesb