O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS II Eduardo Alves de Araújo, ambos localizados no Caji, promoveram, nesta quarta-feira (26/2), uma animada festa de Carnaval, reunindo usuários, profissionais e familiares em um momento de integração e alegria. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio da Superintendência de Atenção Especializada em Saúde, que engloba as pastas de Saúde Mental e Reabilitação, teve como objetivo fortalecer os vínculos sociais e reforçar a importância do acolhimento e do cuidado na saúde mental.
A celebração contou com marchinhas, fantasias coloridas e coreografias improvisadas, criando um ambiente de descontração e bem-estar. Além de incentivar a interação entre os participantes, o Carnaval do CAPS faz parte do calendário de atividades dos centros, que promovem eventos ao longo do ano para estimular a socialização e a participação ativa dos usuários.
Para a superintendente de Atenção Especializada em Saúde, Luana Oliveira, iniciativas como essa são fundamentais para garantir um atendimento humanizado, proporcionando não apenas assistência especializada, mas também momentos de lazer, inclusão e fortalecimento da autoestima dos frequentadores. “No Carnaval dos CAPS, celebramos a alegria e a interação social entre nossos usuários em um momento especial, unindo diversão e terapia para promover bem-estar e sorrisos. Juntos, criamos memórias inesquecíveis e fortalecemos laços”, destacou a superintendente.
Os CAPS são serviços de saúde mental voltados para o atendimento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. O CAPS AD é especializado no acolhimento e tratamento de usuários que enfrentam o uso abusivo de substâncias psicoativas, enquanto o CAPS II atende adultos com sofrimento psíquico grave.
Com equipes multidisciplinares comprometidas com o cuidado integral, os CAPS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferecendo suporte terapêutico, atividades socioeducativas e momentos de celebração, como o Carnaval, que reforçam a alegria e a importância da inclusão na jornada de cuidado com a saúde mental.