Atletas baianos das modalidades de maratona aquática, canoagem, ciclismo e boxe receberão, nessa quarta-feira (11), o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e realizado desde 1999, em reconhecimento aos atletas destaques em competições de modalidades olímpicas durante o ano. A cerimônia acontece a partir das 19h, no Espaço Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
Neste ano, a Bahia será representada por cinco atletas: Paola Reis, conquistando pela quarta vez o prêmio de melhor atleta de BMX Racing, sendo a terceira consecutiva; Ulan Galinski, atleta de mountain bike e estreante nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, leva para casa o primeiro troféu PBO de sua carreira; a veterana Ana Marcela Cunha, heptacampeã mundial e levará o 12º prêmio de melhor atleta de águas abertas; Isaquías Queiroz, medalhista de prata nas Olímpiadas de Paris 2024 e que chega à sua 11ª conquista de melhor atleta de canoagem velocidade; e a pugilista Bia Ferreira, conquistando pela sexta vez o prêmio dado pelo COB.
Paola e Ulan são apoiados pelo Programa Bolsa Esporte, política pública do Governo do Estado e executado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com participação da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Jogos da Juventude – Na quinta-feira (12), a partir das 9h, o Comitê Olímpico Brasileiro promove reunião de balanço da edição dos Jogos da Juventude 2024 com os chefes de delegação dos 26 estados e o Distrito Federal. Na pauta do encontro, avaliação detalhada da competição finalizada em novembro último, em João Pessoa/PB, e início do planejamento para a competição escolar de 2025.
A Bahia será representada pelo professor e chefe da delegação nos Jogos da Juventude, Álvaro Gonçalves. Na edição 2024, os atletas baianos conquistaram 12 medalhas para o estado (cinco ouros, três pratas e quatro bronzes).
Ascom Sudesb