O Complexo de Delegacias de Feira de Santana passou por uma reformulação para adequação ao novo padrão de funcionamento das delegacias e passa a adotar o modelo de atendimento Aqui Tem SAC. O objetivo principal é oferecer ao cidadão um atendimento ainda mais humanizado e de excelência, a partir da expertise da Rede SAC. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), com a presença do superintendente do SAC, Flávio Barbosa.
“Estamos entregando mais uma unidade do projeto Aqui Tem SAC, trazendo ainda mais acolhimento ao cidadão, para ele ficar mais tranquilo e confortável com esse atendimento. O intuito é recebermos a todos de maneira mais leve para que ele consiga fazer os registros e documentos com toda a calma necessário, visto que ele já chega fragilizado na delegacia”, salienta Barbosa.
A primeira Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Feira de Santana engloba atendimentos a cinco delegacias diferentes. Localizado na Rua Landulfo Alves, no bairro de Sobradinho, o complexo conta com seis colaboradores do SAC que apresentam o perfil adequado ao atendimento, capacitados para atuar no registro de ocorrências, agendamento de audiências e oitivas, prestação de informações sobre atendimentos, e no controle de fluxo e emissão de senhas, através do sistema do SAC.
Presente ao evento, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância dessa parceria com o SAC e o reflexo disso na população. “Esse serviço traz a expertise do SAC, que é referência no atendimento ao cidadão. Então, além de melhorar e qualificar esse atendimento, a gente também consegue, por consequência, destinar policiais, que estavam fazendo essa atividade meio, para a atividade fim, que é a investigação policial, beneficiando a população”, ressaltou.
Os funcionários utilizam o fardamento do projeto Aqui Tem SAC para facilitar a identificação e compor o novo padrão de atendimento das delegacias. Ao chegar à delegacia, o cidadão passa por triagem na recepção e é direcionado para atendimento. A reforma na estrutura inclui banheiros para os cidadãos, uma sala de espera centralizada no térreo, com quatro cabines de atendimento e outra no primeiro andar, destinada à Delegacia do Adolescente Infrator, além de um local de custódia, adequado ao mobiliário padrão SAC.
Com mais essa implantação, o Aqui Tem SAC chega ao interior e alcança cinco delegacias de polícia no Estado, juntando-se à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), ao Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), no Engenho Velho de Brotas, e à 14ª Delegacia de Polícia da Barra. A expectativa é alcançar 32 unidades na Bahia.
A proposta é desenvolvida após análise do cenário atual de cada delegacia, e tem como base as diretrizes de gestão do Modelo de Atendimento SAC em relação à prestação de serviços, tecnologia da informação, pessoal e infraestrutura. Além da maior humanização do atendimento, existe o foco na otimização do fluxo para economia de tempo, refletindo na organização dos processos, e adequação de layout dos ambientes voltada para o acolhimento e comodidade dos cidadãos e colaboradores.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o portal e aplicativo ba.gov.br; além do site oficial (www.ba.gov.br/administracao) do site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), e do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).