Puxada de viatura, subida em torre com elevação de carga e natação. Essas foram algumas das 10 modalidades da 1ª Olímpiada do Bombeiro Leigo. Realizada na Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Simões Filho, região metropolitana de Salvador (RMS), a atividade que aconteceu nesta quinta-feira (22) teve como objetivo despertar nos 330 alunos soldados bombeiros militares a união e a criação de vínculos.
“Essa é a nossa primeira edição e não estamos utilizando técnicas, pois esses alunos têm menos de uma semana na instituição. A nossa meta principal é mostrar a eles a importância do trabalho em equipe, estimular o espírito de liderança e a superação dos obstáculos. Despertando também as aptidões de cada um”, explicou a major BM Ana Pêpe.
Para o tenente BM Renilton Fernandes, a iniciativa faz com que os alunos tenham um espírito de união ainda maior. “Essas são provas que geralmente não existem no desporto e estão sendo realizadas sem técnicas, por isso é do bombeiro leigo. Uma forma de eles, logo no início do curso, entenderem que somos um corpo e nas nossas atividades precisamos uns dos outros, nos apoiando e dando suporte uns aos outros”.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está com 330 novos alunos que iniciaram o curso de formação de soldados na última segunda-feira (19). O curso dura cerca de 10 meses e meio e quando formarem, os novos soldados vão atuar nos batalhões da capital e interior.
Texto: Ascom CBM