Fonte/Crédito
Ricardo Filho/Ascom Setre
A Aldeia Indígena Pataxó Juerana, em Porto Seguro, foi palco para a realização do Encontro do Trabalho Decente e Juventude, realizado nesta terça-feira (20).
O evento integra as ações do Edital do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à promoção do trabalho decente, com foco no eixo Juventude, fortalecendo políticas públicas direcionadas à inclusão, proteção e garantia de direitos para jovens.
Uma dessas iniciativas, financiada pelo Funtrad, acontece na Aldeia Juerana: o Projeto Etno Vivências Indígenas, que promove o etnoturismo. “O nosso diferencial é priorizamos a imersão cultural e a quebra de estereótipos. O objetivo é educar os visitantes sobre a cultura indígena, promover a troca de saberes e angariar apoio à causa”, explica a liderança jovem da Aldeia, Nawê Pataxó.
O projeto também contempla a construção de kijemis (casa comunitária indígena) e banheiros.
Para o titular da Setre, Augusto Vasconcelos, “a realização do Encontro na Aldeia Juerana traz visibilidade, debate questões importantes e reforça a importância da cultura local, reunindo sociedade civil, beneficiários dos projetos, as secretarias parceiras, além do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho”.
Anfitriã do Encontro, a Cacica Yamani Pataxó destacou a importância de investir nos jovens “para que, no futuro, a comunidade tenha adultos e anciãos mais engajados e com boa capacidade de atuação”.
Estiveram presentes no evento o Superintendente de Economia solidária da Setre, Wenceslau Júnior; o coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Álvaro Gomes e lideranças locais.
A iniciativa está alinhada à Agenda Bahia do Trabalho Decente, que compreende como eixos prioritários a Erradicação do Trabalho Infantil; Erradicação do Trabalho Escravo; Saúde e Segurança do Trabalhador; Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Trabalho Doméstico; Juventude; Serviço Público; e Empregos Verdes.
Fonte/Crédito
Ricardo Filho/Ascom Setre
Fonte/Crédito
Ricardo Filho/Ascom Setre

















