Onze mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um de apreensão de adolescente por homicídio qualificado foram cumpridos nas primeiras horas desta sexta-feira (10), em Iaçu, na região da Chapada Diamantina. As ordens judiciais foram expedidas no âmbito das investigações da Polícia Civil da Bahia sobre o homicídio de Diogo Brito dos Santos, de 17 anos, ocorrido em 2 de janeiro de 2025.
A investigação sobre o homicídio levou à identificação do executor, do mandante e outros membros de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Iaçu e região. Durante a apuração, foram realizadas quebras de sigilo financeiro, telefônico e telemático, além de interceptações telefônicas que fundamentaram as ordens judiciais.
A operação, denominada Jó 24:14, contou com a participação da Polícia Militar e resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra o líder da organização, um homem de 30 anos que já estava custodiado. O investigado apontado como executor do crime, um homem de 43 anos, foi localizado e preso pela Polícia Civil, junto com outro homem de 19 anos.
Um adolescente de 16 anos foi apreendido em cumprimento a um mandado pelo crime análogo a homicídio, com determinação de internação provisória por seu envolvimento com o grupo. Os custodiados foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Iaçu e serão transferidos para a DT de Itaberaba, onde ficarão à disposição da Justiça.
A ação contou com a participação de agentes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Paraguaçu), do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Itaberaba), das Delegacias Territoriais de Baixa Grande, Macajuba, Ruy Barbosa e Ipirá, além da Companhia de Policiamento Regional da Chapada, da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Chapada (CIPE/Chapada), das Rondas Especiais (Rondesp/Chapada), do 11º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e da 4ª Companhia de Polícia/Macaúbas.