Na ultima quinta-feira, os estudantes da Escola Municipal Arlete Magalhães tiveram uma experiência memorável, no exercício de apreciação teatral. Eles assistiram ao espetáculo “Mundo das Minhas Palavras”, no Teatro Sesc Senac, no Pelourinho, por meio do Projeto Pé de Feijão – Arte e Educação, do Teatro Vila Velha.
Os estudantes foram acolhidos na Arena do Sesc Senac, e foram envolvidos em atividades de expressão corporal, em seguida vivenciaram os camarins dos artistas, experienciaram os figurinos, objetos de maquiagem, bonecos de luva, tiraram as suas dúvidas e tiveram respostas sobre suas curiosidades acerca da função do camarim no teatro.
Muito entusiasmados, os estudantes assistiram atenciosamente o espetáculo, e ao final participaram de dinâmicas de perguntas e respostas sobre os temas abordados no espetáculo. Eles deram um show nas respostas, demonstrando alto nível de compreensão e criticidade. Após as dinâmicas, os estudantes subiram ao palco, interagiram com os atores, apreciaram o cenário mais de perto e experienciaram os objetos cenográficos do espetáculo, sob a orientação do autor e codiretor do espetáculo, Wanderley Meira
SINOPSE
A peça tem como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças, em suas relações com o mundo, é uma conversa com o público sobre como os adultos, a educação formal, e a sociedade em geral vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como as crianças vão capturando e guardando essas palavras ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político. O raciocínio do espetáculo dialoga de maneira lúdica com as crianças sobre suas próprias experiências com a construção de significados, mas, ao mesmo tempo, é um alerta para a responsabilidade dos adultos sobre a entrega que se faz desses significados.
Direção: Guilherme Hunder
Texto e codireação : Wanderley Meira
DEPOIMENTOS
A apreciação teatral é um importante exercício para o ensino e aprendizagem em Teatro. A experiência no teatro permite aos estudantes acessarem importantes elementos dessa arte, como a luz, figurino, cenário, maquiagem e outros símbolos e signos do fazer teatral. O exercício da apreciação permite uma fruição estética, contribui para as aprendizagens significativas, envolvendo o Teatro e as demais áreas do conhecimento, permite ainda, os estudantes aguçarem o senso crítico, o imaginário criativo e ampliarem seu repertório artístico, estético, político e cultural.
Joane Macieira
Professor de Teatro
Os nossos estudantes tiveram uma tarde riquíssima no teatro, desfrutaram da magia de um belíssimo espetáculo teatral. Essa experiência oportunizou as nossas crianças, professores e demais profissionais da escola, a uma viagem pelo mundo das palavras, exercitando a interação, a sociabilidade, aprimorando a comunicação verbal e corporal. Ficamos encantadas com as atividades interativas durante o acolhimento e atividades desenvolvidas após a apreciação teatral.
Rosane da Anunciação
Gestora da Escola Arlete Magalhães
Eu gostei muito porque parecia que eu estava no filme, parecia que eu estava sonhando… conheci o camarim… eu me senti num sonho. Foi muito interessante quando eles entraram em cena, cada um de um lado, explicaram sobre as palavras, os sentidos, coisas que eu não sabia. Achei muito mágico. Eu aprendi novos nomes, aprendi palavras que eu nem sabia que existiam (risos). Foi muito mágico!
Melissa Ferreira, 10 anos.
Eu me senti alegre, porque eu nunca tinha ido ao teatro. Eu gostaria de ir novamente. A aula de teatro na escola é diferente da aula no próprio teatro, porque na escola a gente estuda, cria, mas lá a gente já assistiu de perto, conheceu o camarim, viu os figurinos, as maquiagens, as máscaras e outros acessórios… E no palco vimos o cenário e as luzes. Eu gostei bastante.
Kaila Souza, 10 anos
Foi a minha primeira experiência no teatro. Não tenho palavras para dizer o quanto que eu gostei. Foi a minha primeira vez no camarim. Eu tinha visto camarim nos desenhos, mas assim, pessoalmente foi a minha primeira vez. Foi muito legal ver o espelho, a maquiagem e acessórios no camarim. O espetáculo foi muito divertido e falou sobre o sentido de muitas palavras, como telespectador, vítima, homofobia, racismo, machismo, diversidade e outras. Foi uma experiência marcante, eu nunca vou esquecer!
Eloisa Rocha, 10 anos
Ter uma aula de teatro no teatro foi bom porque eu nunca havia ido ao teatro, ainda mais em um teatro no centro histórico de Salvador. Para mim foi uma experiência incrível. A atuação teatral foi muito boa. No início do espetáculo, os personagens Augusto e Nataly entraram falando sobre o mundo das palavras de cada um deles. Gostaria que tivesse mais aula de Teatro no teatro, porque ver um espetáculo com os atores tão perto da gente é uma experiência incrível. Nunca tinha visto um camarim. Eu gostaria de voltar mais vezes.
Miguel Lima, 10 anos
Foi incrível! Ver o cenário… tudo muito novo pra mim porque eu nunca fui ao teatro. Aula de teatro no teatro é incrível porque a gente vê o que professor explicou na escola. O mais interessante no espetáculo foi conhecer novas palavras. Quando duas pessoas se encontram é um encontro de dois mundos. O que mais me tocou foi a cena que falava da violência causada pelas diferenças de pensamentos, de opiniões. A gente precisa respeitar as diferenças. Agradeço muito ao professor de Teatro e a escola pelo esforço de levar a gente.
Deyvison Micael, 10 anos
Minha primeira vez no teatro. Foi uma aula diferente. A hora que mais gostei foi quando falavam dos significados e sentidos das palavras. Foi legal ir ao teatro, conhecer e abraçar os atores, conhecer um camarim, um lugar onde os artistas se preparam para a apresentação. Eu gostaria de voltar mais vezes, eu queria que a gente tivesse mais aulas fora da escola. A gente aprende mais, porque o professor de teatro explica, mas lá a gente vê o que o professor ensina. É uma aula viva!
Sara Ludmila, 10 anos
Foi a minha primeira vez no teatro. Foi uma experiência educativa e bem divertida.
Odivan das Virgens
Agente de apoio educacional