Fé, cultura e tradição marcam as celebrações em homenagem à “rainha do mar”, nesta sexta-feira (2/2), em Arembepe, Costa de Camaçari. Na ocasião, moradores, turistas e visitantes festejaram o Dia de Iemanjá. As reverências à mãe dos orixás e protetora dos pescadores começaram por volta das 4h30, com a tradicional alvorada de fogos.
Logo em seguida, por volta das 6h, centenas de pessoas participaram do cortejo cultural animado pela banda de sopro Status, grupos de capoeira e manifestações populares. Depois, a procissão saiu para o ritual religioso de entrega das oferendas. Na ocasião, diversos balaios foram depositados nas embarcações e levados para o alto-mar, na habitual procissão marítima, realizada na Praia do Canal.
Emocionada, a representante da comissão organizadora do presente, Rosana Almeida, falou da origem do evento. “Esse presente é realizado há 52 anos. E, desde 2017, quando vem sendo conduzido por nós, sempre me emociono muito. Sou sobrinha de dona Bete [comandante da Chegança Feminina de Arembepe], e da eterna dona Lindaura. Fico muito feliz em ver a tradição e a ancestralidade sendo mantida”, celebrou.
Marcando presença mais uma vez, o vice-prefeito José Tude, também foi homenageado pela comunidade, pela passagem do seu 78º aniversário. “2 de fevereiro é dia de festa no mar. Mais um ano que eu venho celebrar Iemanjá, aquela que nos protege no dia a dia, que nos dá calor humano. Todos os anos, há mais de 50, eu comemoro esse detalhe da minha vida na festa de Iemanjá. É uma satisfação celebrar a minha existência aqui em Arembepe. Tive o privilégio de nascer nesta data, e receber o carinho da população me traz uma enorme felicidade”, celebrou.
O subsecretário da Prefeitura Avançada da Costa, Fábio Lima, também participou da festividade e, na oportunidade, ressaltou a importância da comemoração. “Fico muito feliz em estar em mais um evento tradicional da nossa costa, sendo realizado, desta vez, aqui em Arembepe, na minha terra. E a gente fica satisfeito em ver a participação popular de moradores, turistas, visitantes e comerciantes saudando Iemanjá”, concluiu.
Moradora de Arembepe há 35 anos, Edith de Jesus participa do evento há mais de duas décadas, e faz questão de levar o balaio até o barco. “Participo com o maior prazer e felicidade. Conheci a festa através da minha sogra. E, de lá pra cá, não perco. Aproveito para agradecer pelas graças alcançadas e renovar meus pedidos”, frisou.
Presente pela primeira vez nas homenagens à orixá dos mares, a turista Gabriela Vitória, moradora da cidade de Porto Alegre, ficou encantada. “Eu achei maravilhoso sentir a vibração, a energia das pessoas, e todo o ritual de levar o presente até o mar. Essa é a primeira vez na vida que participo de uma festa assim”, finalizou.
As apresentações culturais ficaram a cargo dos grupos de capoeira da localidade, como Abolição, Inzo e Kirubê, sob a liderança dos mestres Bobô, Orelha e Bolinho, respectivamente. Após a conclusão da parte religiosa, a comunidade aproveita a festa profana, animada pelos grupos D’ Resenha, Samba do Litoral (SDL) e Samba Na Praça.
A homenagem a Iemanjá, em Arembepe, é organizada pela Comissão dos Festejos de Dona Lindaura e conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). No município, as comemorações também acontecem nas praias de Itacimirim e Jauá.
Vale lembrar que todas as comissões organizadoras envolvidas nas festas promovem o Projeto Presente Consciente e, com o objetivo de proteger o ecossistema marinho, só recepcionam oferendas biodegradáveis e que não agridem o meio ambiente nem põem a vida marinha em risco, a exemplo de flores naturais.