Delegação do Ministério da Educação francês esteve em escola para conhecer a Disciplina de Cidadania Digital
À convite da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), uma delegação do CLEMI (Centre pour l’éducation aux médias et à l’information – Centro para Educação Midiática e Informação) foi conhecer como é a aplicação, na prática, da Disciplina de Cidadania Digital, da Safernet e do Governo do Reino Unido, em uma escola pública de Brasília.
O CLEMI é o órgão do Ministério da Educação francês responsável pelo desenvolvimento de formação em educação midiática no país.
Os dirigentes franceses estiveram no Centro de Ensino Médio 04, de Sobradinho II, em Brasília, escola que participou de uma atividade da Safernet na Semana Brasileira de Educação Midiática.
“Hoje foi um dia muito especial para a SaferNet. A equipe do CLEMI veio conhecer uma das escolas que fez parte do projeto da Disciplina de Cidadania Digital, para conhecer mais sobre a iniciativa e como as temáticas sobre o uso seguro de tecnologia têm sido abordadas nas escolas no Brasil”, afirmou Guilherme Alves, gerente de projetos da SaferNet Brasil.
Segundo Serge Barbet, diretor do CLEMI, a visita permitiu ver que, apesar da distância, os problemas que os estudantes franceses e brasileiros enfrentam para poderem exercer seu direito de um uso seguro e cidadão da internet são semelhantes.
“Tivemos um diálogo extremamente rico com os alunos, e observamos, que, mesmo do outro lado do planeta, vivemos problemas semelhantes”.
A Disciplina de Cidadania Digital é um projeto financiado pelo Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP), do Governo Britânico.
De acordo com Mariana Cartaxo, diretora do DAP na Embaixada do Reino Unido no Brasil, visitar escolas que estão aplicando o projeto e trocar experiências é fundamental. “A ideia é que a gente consiga fazer esse intercâmbio cada vez mais próximo e poder estar próximo das comunidades também que estão implementando o nosso projeto”, afirmou.
O estudante Yan Lucas de Araujo Costa, aluno do 2º ano Integral, citou a importância de aprender Cidadania Digital na escola. “É um conhecimento que podemos confiar. E tem sido muito incríveis essas aulas com o professor Marcelo Lima (professor de Tecnologias Digitais e Linguagem de Programação), já que a gente aprende muita coisa realmente útil, que pode ser aplicada no nosso cotidiano e de forma segura”, afirmou. Yan fez a leitura de uma carta, em francês, agradecendo a visita da delegação à escola.
A estudante Maria Eduarda Rodrigues Santos (2º ano em Tempo Integral) fez a leitura do mesmo documento em português. Em seguida, o estudante Edson Alves Aragão Filho (1º ano – vespertino) entregou um presente à delegação: a ilustração científica botânica de um ipê amarelo, símbolo da capital federal brasileira, aquarelado pela brasileira Dulce Nascimento (especialista em ilustração científica pelo Royal Botanic Gardens Kew – Londres).
Já a estudante Isadora ressaltou a oportunidade de trocar informações com outros países e “ter a perspectiva de como é ensinado nos outros países, como é aplicada a metodologia”, afirmou.
Barbet ressaltou que, seja na França, ou no Brasil, a Educação em Cidadania Digital é um processo pelo qual “devemos formar cidadãos livres e esclarecidos, que tenham iniciativa sobre a informação que acessam, em vez de se deixarem dominar por ela”.
Veja o álbum de fotos da visita.
Relação SaferNet/França
O presidente da SaferNet, Thiago Tavares, ressaltou que a ONG foi uma das primeiras organizações brasileiras a atender ao chamado do presidente Emmanuel Macron e assinar, em 2018, a Chamada de Paris por confiança e segurança na internet. Há anos, a SaferNet mantém com as autoridades francesas estreita colaboração visando tornar a internet um espaço mais seguro.
Neste ano, em outubro, a SaferNet produziu um relatório sobre como o Telegram tem sido usado no Brasil para o compartilhamento e a venda de imagens de abuso e exploração sexual infantil. O documento foi encaminhado para autoridades francesas, uma vez que há, no país, um processo contra o dono da rede, Pavel Durov.
Disciplina pelo Brasil
Em dois anos de aplicação no país, a Disciplina de Cidadania Digital já alcançou 356 escolas de 242 cidades, localizadas em 18 estados e no Distrito Federal. No momento, mais de 40 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 416 professores.
Em todas as unidades da federação, quase 22 mil professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec.
Saiba detalhes de como está a aplicação do projeto pelo país em nosso mapa interativo.
Sobre a SaferNet
A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.
Texto publicado em 16/12/2024
Safernet Brasil
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