Um novo tempo para a saúde de Lauro de Freitas já começou. Sob a liderança da prefeita Débora Regis, a Prefeitura está promovendo uma verdadeira transformação na saúde pública do município. Em apenas 100 dias de gestão, os avanços são visíveis, com ações voltadas à qualificação do atendimento, valorização dos profissionais de saúde e ampliação do acesso com qualidade e dignidade. Todas as iniciativas estão sendo conduzidas com uma visão integrada e transversal do cuidado.
Entre os principais marcos, destaca-se o investimento de mais de R$1,1 milhão na aquisição de medicamentos, garantindo o abastecimento regular das unidades de urgência, atenção primária e especializada. A medida assegura mais segurança para quem busca atendimento e fortalece a confiança da população no sistema público de saúde.
Outro avanço relevante foi a assinatura da ordem de serviço para a requalificação do Pronto Atendimento (PA) de Areia Branca, que passará a contar com uma estrutura mais moderna, acolhedora e adequada às necessidades da comunidade, uma resposta concreta a uma demanda histórica.
A descentralização da marcação de exames laboratoriais e de imagem diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), como raio-x, é outra iniciativa de impacto. A medida torna o acesso mais ágil, reduz filas e humaniza o atendimento.
Com a condução da secretária interina Elba Brito, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) realizou um diagnóstico situacional da rede de atenção, permitindo a criação do Colegiado de Gestão, um espaço permanente de planejamento participativo, decisões estratégicas e diálogo com as equipes técnicas. A iniciativa promove mais transparência, eficiência e resultados concretos.
A rede de urgência e emergência foi fortalecida com a implantação dos serviços de telecardiologia e telerradiologia na UPA de Itinga e no Hospital Jorge Novis, acelerando diagnósticos e otimizando atendimentos.
Estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde identificaram a viabilidade de reativar estruturas estratégicas, como o PASAI (antigo PA Santo Amaro de Ipitanga), que se encontrava abandonado. A partir desse diagnóstico, a prefeita Débora Regis assinou a ordem de serviço para a requalificação do espaço, que passará por ampla reforma e abrigará a nova sede do PA Nelson Barros.
Outro destaque foi o lançamento do Programa Lauro Fila Zero, que visa reduzir drasticamente o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos médicos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.
A gestão também tem investido fortemente em prevenção e cuidado integral. No Dia D da Prevenção, realizado em 15 de março em todas as USFs, foram realizados mais de 800 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de cerca de 200 coletas de exame preventivo. O preventivo também voltou a ser ofertado de forma regular nas Unidades de Saúde da Família.
Além disso, como parte das ações do Março Mulher e com o objetivo de reduzir a fila de espera por exames essenciais para a saúde da mulher, a Prefeitura promoveu, nos dias 12 e 28 de março, dois mutirões de exames de imagem, com a realização de 280 ultrassonografias e 180 mamografias. As atividades garantiram diagnóstico precoce, atenção especializada para mulheres acima de 40 anos e o acolhimento de mais de 2 mil pessoas.
A valorização dos profissionais de saúde também foi prioridade. A Prefeitura quitou parcelas atrasadas do piso da enfermagem e os salários de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Além disso, mantém um diálogo aberto com os sindicatos, ouvindo e acolhendo as pautas prioritárias dos servidores.
Os serviços também chegaram às populações mais vulneráveis. A reativação do Consultório na Rua garantiu atendimento a mais de 300 pessoas em situação de rua entre janeiro e março. Três novas salas de atendimento odontológico também foram abertas nas USFs do Tarumã e São Judas Tadeu, ampliando o cuidado bucal na rede.
Entre janeiro e março, foram realizados mais de 33 mil atendimentos e procedimentos nas USFs e aplicadas 21.693 doses de vacinas. A eleição da secretária Elba Brito como coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) Salvador fortalece ainda mais a presença de Lauro de Freitas nos espaços regionais de decisão.
Por fim, a população também foi beneficiada com a entrega de uma nova unidade de suporte avançado do SAMU 192. Uma ambulância totalmente equipada para atendimentos de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta e salvando vidas.
Com coragem, planejamento e ação, a gestão da prefeita Débora Regis está reconstruindo a rede pública de saúde, com foco nas pessoas, no cuidado humanizado, na dignidade e na eficiência.