Profissionais, estudantes e gestores da área de saúde e saúde mental participam, nesta quinta-feira (25/4), do V Simpósio “Saúde Mental, Singularidades e Cuidados Integrais”. O evento, que teve início às 8h e segue até as 20h, acontece no auditório II da Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, Centro. A programação inclui mesas temáticas, apresentações artísticas e workshops, promovendo reflexões sobre práticas integrativas, subjetividades e cuidado integral.
A titular interina da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Elba Brito, destacou a relevância da presença da gestão em espaços que promovem o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. “É fundamental estarmos presentes em iniciativas que incentivem a troca de saberes e valorizem a Rede de Atenção Psicossocial. A aproximação entre a gestão municipal e a academia fortalece nosso compromisso com um cuidado cada vez mais humanizado, integral e baseado nas singularidades de cada indivíduo”, afirmou.
A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre a Unime e a secretaria, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Metade das vagas do simpósio foi destinada exclusivamente aos profissionais da SESA, reforçando o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a valorização e qualificação contínua de seus servidores.
Paula Lima, coordenadora do NEPS, ressaltou a importância da formação permanente para os profissionais da rede municipal. “A educação permanente é uma ferramenta estratégica para aprimorar as práticas em saúde. A parceria com a instituição de ensino contribui diretamente para a qualificação do cuidado ofertado à população. Para o NEPS, essa interlocução com os estudantes é essencial, pois muitos deles serão os futuros profissionais atuando em nosso município”, pontuou.
Daniele Almeida, enfermeira de formação, integrante da área técnica de saúde mental do município e atual gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, também destacou a importância da ação. “Estamos hoje participando deste simpósio, debatendo sobre Clínica Ampliada em Saúde Mental, com o objetivo de fomentar o conhecimento entre todos os munícipes, sejam eles colaboradores da rede municipal ou estudantes da universidade, para que possamos disseminar saberes e, assim, fortalecer as políticas de promoção à saúde mental no nosso município”.
A participação no simpósio reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a promoção da saúde mental e com a valorização do cuidado centrado nas pessoas.