Com proposta de analisar o orçamento de 2025 com perspectivas na fiscalização e nas metas anuais de cada secretaria, gestores da Prefeitura de Lauro de Freitas estiveram reunidos para alinhar o planejamento orçamentário. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/4), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf).
Durante a reunião, destacou-se a importância de fortalecer os processos internos da administração pública, além de monitorar contratos e reforçar as responsabilidades dos secretários e ordenadores de despesas das secretarias. O momento também serviu para ampliar o diálogo entre a equipe de governo, esclarecendo dúvidas sobre competências, responsabilidades e atribuições legais.
De acordo com o titular da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Ricardo Góis, com base nesse planejamento, a prefeita Débora Regis definirá as prioridades e a dimensão dos projetos. “Nosso orçamento atual é inferior ao previsto em lei, pois parte dele foi comprometido com a folha de pagamento de dezembro do ano passado, que ficou pendente. Além disso, temos despesas não previstas, como R$ 2,5 milhões em débitos com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), além de um parcelamento de R$ 60 milhões com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, explicou Ricardo.
A organização desses recursos visa subsidiar as ações da gestão, permitindo que a cidade avance em diversas frentes até o final do ano e abra espaço para investimentos em benefício da população. Segundo o controlador-Geral do Município (CGM), Henio Dourado, esse planejamento estratégico evitará que a atual administração repita equívocos da gestão anterior. “A prefeita Débora Regis está realizando uma ordem de serviço por semana, os investimentos estão em andamento, e precisamos assegurar que a gestão atenda às demandas da população de forma eficiente”, afirmou.
Participaram da reunião, o chefe de Gabinete, Jonatas Passos; a chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa; o vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis; e demais secretários: de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Diana de Souza; do Meio Ambiente (SEMMA), Brígido Neto; do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), Luana Vitorino; da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), Margeoire Mendes; a titular interina da Saúde (SESA), Elba Brito; e a subsecretária de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Solo (SEDUR), Larissa Vargas.