Data de publicação: 01 de Março de 2025, 00:01h, Atualizado em: 01 de Março de 2025, 00:08h
O ciclista amador Fellipe Netto Cancellier cursava administração quando identificou uma oportunidade de negócio no mercado de produtos dermatológicos voltados para atletas e na fabricação de itens para a manutenção de bicicletas. Foi pensando em atender esse nicho que ele resolveu empreender e fundou a Solifes, em Santa Catarina, empresa que atua em soluções para esportistas.
“A Solifes é uma empresa que nasceu com o objetivo de criar e desenvolver soluções para os praticantes de atividade física. O nosso foco é esse mercado do esporte, temos uma vertente bastante direcionada para o público do ciclismo, porém com alguns produtos a gente atende outros perfis, como corredores, triatletas, beach tennis, e tudo mais”, explica o empreendedor.
O empreendedor contratou os dois primeiros funcionários e, juntos, desenvolveram o primeiro produto: um creme que previne assaduras na virilha — região que costuma ser um verdadeiro incômodo para os ciclistas. Em seguida, a empresa lançou a linha de produtos para limpeza e lubrificação de bicicletas. Daí em diante, o negócio decolou.
“Logo o nosso mercado passou por um boom de procura e a gente ultrapassou os 20 funcionários. Hoje estamos com mais de 200 produtos”, destaca.
Além das linhas de produtos para a pele e para as bicicletas, a Solifes passou a atuar com suplementação e nutrição esportiva, fabricando isotônicos, por exemplo, e com vestuário, produzindo roupas e meias para atletas.
Internacionalização
Desde o início, o empreendedor programou o negócio para atuar também no mercado internacional. “A gente sempre pensou a empresa no cenário global”, relata. O objetivo foi alcançado com a primeira exportação para o Uruguai. Aos poucos, compradores de outros países foram se interessando pela marca, o que motivou Fellipe a se inscrever no Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Segundo ele, o Peiex foi importante para a empresa aperfeiçoar o planejamento interno voltado para as exportações. “A Apex contribuiu para que a gente pudesse ter a certeza dos nossos custos de exportação, das parametrizações de rotulagens e também dos cuidados no que diz respeito à legislação de exportação a outros países”, destaca.
A Solifes já está presente em todo o território nacional e em lojas de 10 países, destaca o empreendedor. A meta, agora, é estreitar relações com potenciais clientes de outros lugares do mundo por meio das feiras de negócios promovidas pela ApexBrasil, em que a agência conecta empresas de diversos setores produtivos do país a compradores internacionais.
Depois de passar pelo Peiex, o empresário recomenda que mesmo os empreendedores brasileiros que já iniciaram a trajetória no mercado internacional se capacitem por meio do programa, aumentando o conhecimento sobre exportações. O mesmo se aplica para aqueles que ainda não pensaram em cruzar as fronteiras brasileiras, completa.
“É um outro momento que eu percebo que a Apex pode contribuir com aquele empresário que nunca imaginou exportar, porque ele está confortável com sua venda no mercado interno. A diversificação de mercado é importante para diminuir o risco por causa de turbulências internas e externas”, acredita.
Peiex
O Peiex é uma das inúmeras iniciativas da ApexBrasil para capacitar os empreendedores brasileiros a ingressarem no comércio internacional. Nos anos de 2023 e 2024, o Peiex atendeu 6.213 empresas. Dessas, 1086 empresas exportaram, no período, US$ 3.27 bilhões.
Por meio do Peiex, os empresários recebem um diagnóstico completo sobre o negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.
Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.