O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, encerrou a última sessão em leve baixa de 0,10%, aos 141.283 pontos. A segunda-feira terminou com um pregão de baixo volume de negócios, o menor registrado desde 25 de julho.
A ausência de grandes investidores estrangeiros no mercado contribuiu para a lentidão das negociações, enquanto o mercado brasileiro se prepara para uma semana de grandes eventos econômicos e políticos.
Na agenda econômica, o destaque será a divulgação do PIB do segundo trimestre de 2025, com projeção de alta de 0,3%.
No campo político, os investidores têm motivos para atenção: nesta terça-feira, o STF inicia o julgamento sobre tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente, Jair Bolsonaro. A repercussão internacional do caso tende a aumentar a volatilidade no mercado.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último pregão:
Ações em alta no Ibovespa
- Grupo Casas Bahia (BHIA3): +19,77%
- Azul (AZUL4): +17,65%
Ações em queda no Ibovespa
- Recrusul (RCSL4): -15,27%
- Fica Empreendimentos Imobiliários (FIEI3): -10,42%
Volume negociado na B3
O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 11,9 bilhões.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados da bolsa. Essa composição considera critérios de volume e liquidez, englobando aproximadamente 80% de todo o movimento financeiro diário negociado no mercado à vista.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela atua como plataforma oficial para a negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.
Como uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que vão desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e infraestrutura tecnológica robusta.
Com informações da B3.