30/07/2025
Investigados por homicídios, tráfico de drogas e posse de artefato explosivo, dois homens foram presos nesta terça-feira (29), na cidade de Petrolina, em Pernambuco, durante operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Os mandados de prisão preventiva e temporária foram expedidos pela Vara do Júri de Juazeiro (BA), com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios do município.
Os alvos, de 23 e 24 anos, são apontados como integrantes de um grupo criminoso de atuação interestadual, com forte presença no distrito de Maniçoba e no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro. Durante a ação, foram apreendidos cerca de 10 quilos de cocaína, uma porção de maconha, uma granada, 18 munições de calibre 9mm, um carregador de pistola calibre .380, quatro celulares, balança de precisão, materiais de embalagem e outros itens relacionados ao tráfico de drogas.
Segundo as apurações, os investigados disputavam territórios com outro grupo criminoso já desarticulado pela Polícia Civil da Bahia, cujo líder foi preso na cidade de São Paulo, em 1º de julho deste ano. Juntas, as duas organizações são responsáveis por pelo menos 16 homicídios recentes em Juazeiro.
A operação foi realizada por equipes da Delegacia de Homicídios, da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI Norte) e da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin Norte/Leste), que localizaram os suspeitos a partir de informações do setor de inteligência. Os dois homens também foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse de munições de calibre restrito e artefato explosivo. A prisão já foi convertida em preventiva.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização penal dos integrantes do grupo.