01/10/2025
Divulgação PC
O investigador Lucas Marinho, representante da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil da Bahia, participou do 2º Encontro Técnico de Alinhamento Pedagógico para Docentes de Uso da Força. O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorreu em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro.
O encontro integra o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, que tem como objetivo qualificar profissionais de segurança pública em temas essenciais relacionados ao uso diferenciado da força.
As discussões abordaram o treinamento especializado no manejo de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), como a arma de choque e o gás de pimenta. Outro foco central foi o Processo de Tomada de Decisão em Situações de Urgência.
“Essa participação no encontro foi extremamente importante para a Polícia Civil da Bahia. O objetivo central do curso é que a gente melhore a formação dos nossos policiais no uso da força. Não se trata apenas de técnica, mas de garantir que nossas ações sejam sempre legais e proporcionais”, pontuou Marinho.
A presença da Bahia no evento representa uma etapa fundamental para a qualificação dos agentes de segurança pública do estado. A iniciativa visa a difusão de conhecimentos e técnicas essenciais, buscando adequar as práticas aos normativos nacionais e internacionais sobre o tema.
O projeto contribui diretamente para a profissionalização das instituições de segurança pública, aumentando a confiança e a legitimidade das ações policiais perante a população. Este avanço é feito por meio de ações de normatização, certificação, diagnóstico, aquisições, capacitação e avaliação de impacto.