Para reforçar a prevenção e o controle das hepatites virais, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), deu início às ações da campanha Julho Amarelo na manhã desta quinta-feira (10/7), no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). A iniciativa tem como objetivo orientar a população e ampliar o acesso à testagem para hepatites B e C, por meio de uma atuação conjunta entre as superintendências da saúde.
Profissionais das superintendências de Atenção Especializada, Atenção Básica e Vigilância à Saúde estiveram reunidos no CTA/SAE para marcar o início das atividades. A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou a importância do trabalho articulado entre as equipes. “As ações integradas entre as superintendências fortalecem nossa capacidade de prevenção e cuidado com a população. O trabalho em equipe tem sido fundamental para garantir um serviço de saúde mais eficiente e resolutivo”.
O enfermeiro Ramon Campos, do CTA/SAE, reforçou a importância do diagnóstico precoce. “Estamos no mês de combate às hepatites virais, doenças muitas vezes silenciosas, que não apresentam sintomas. Por isso, é fundamental a realização dos testes rápidos e a atualização do cartão de vacinação contra as hepatites A e B”.
As hepatites virais são infecções que causam inflamação no fígado. No Brasil, os tipos mais comuns são A, B e C, cada um causado por um vírus diferente. A principal forma de prevenção das hepatites A e B é a vacinação.
A vacina contra hepatite B é recomendada para todas as pessoas não vacinadas, independentemente da idade, sendo aplicada em um esquema de três doses. Já a vacina contra hepatite A integra o calendário infantil e deve ser administrada em dose única aos 15 meses de idade, podendo ser aplicada a partir dos 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A superintendente de Atenção Especializada, Luana Oliveira, reforçou o compromisso da rede municipal com a ampliação do acesso à saúde: “Estamos trabalhando para ampliar a testagem, o diagnóstico e o tratamento das hepatites, levando informação e cuidado a quem mais precisa.”
Também participaram do encontro os superintendentes da Atenção Básica à Saúde, Aderbal Teles; e da Vigilância à Saúde, Selma Turrioni; reforçando a integração entre as áreas técnicas da rede. A Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a oferta de serviços que previnem doenças, salvam vidas e garantem dignidade à população.