Após o feriado do Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), deu continuidade ao Programa Lauro Fila Zero, nesta segunda-feira (5/5). Com atendimento sendo realizado desde às 8h, a previsão é que até as 17h cerca de 300 pessoas sejam atendidas, com mais de 1.200 procedimentos sendo feitos diariamente, a exemplo de exames laboratoriais, raio-X, mamografia, consultas em ortopedia, urologia, cardiologia, além de procedimentos como MAPA, Holter e Doppler de vasos, entre outros.
A secretária interina da SESA, Elba Brito, acompanhou o andamento do programa e destacou seu sucesso. “O Lauro Fila Zero é uma ação concreta para cuidar de quem mais precisa, com dignidade e agilidade. Estamos atendendo pessoas de todas as idades. O diferencial é que muitos pacientes conseguem realizar vários exames no mesmo dia, e mesmo com a chuva, a adesão foi impressionante”, explicou. A estrutura montada em frente à Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, no Loteamento Pérola Negra, em Itinga, conta com oito consultórios climatizados, toldos e caminhões de atendimento.
Com objetivo de zerar a fila de espera para consultas e exames no município, o programa nesta primeira etapa, tem atendimento exclusivo para moradores do bairro que fizeram cadastro prévio nas oito USFs de Itinga. Após 30 dias, a ação seguirá para outros bairros, garantindo o acesso de todo população. Além dos serviços no local, o programa ainda agenda exames de alta complexidade, como colonoscopia, ressonância magnética e tomografia. Um estande exclusivo da regulação atende essas demandas, garantindo que os pacientes saiam com datas marcadas.
A iniciativa tem a aprovação da comunidade. Araci Pereira, 75 anos, moradora há mais de 35 anos do bairro, compartilhou sua experiência. “Estava esperando desde o ano passado para fazer meus exames. Hoje, fiz ultrassom, consultei com o cardiologista e agora só falta a colonoscopia, que vim agendar. Aguardo há dois anos por esse exame tão importante. Estou muito feliz que consegui”, comemorou.
Já Denise Conceição, de 37 anos, trouxe a filha Talita, de 3 anos, que precisa de uma cirurgia. “Estou lutando há um ano para realizar os exames dela. Graças a esse mutirão, tudo está se resolvendo. É um alívio para quem não tem condições de pagar”, desabafou. Gerson Macedo, de 84 anos, também explanou sua satisfação pelo programa. “Atendimento nota 10! Nunca vi fazerem tantos exames em um só dia. Fiz laboratório, ultrassom e ainda ganhei lanche. Isso é inédito”, comemorou.
O Programa Lauro Fila Zero representa um passo significativo no fortalecimento do sistema de saúde do município, ampliando o acesso e valorizando o cuidado com quem mais precisa.