Como fortalecer polos produtivos da moda em diferentes regiões do Brasil? Foi com esse foco que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta quarta-feira (23), do Encontro Nacional de Gestores de Moda, em Brasília. Durante o evento, realizado pelo Sebrae Nacional, o MIDR apresentou as diretrizes da Rota da Moda, uma iniciativa que já atua em 27 municípios de quatro estados e busca impulsionar o setor por meio da inclusão produtiva e da inovação local. O encontro reuniu gestores estaduais e especialistas para promover conexões, compartilhar boas práticas e debater estratégias de desenvolvimento regional ligadas à moda.
Durante o encontro, o MIDR conduziu um painel sobre as políticas públicas voltadas à moda dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com ênfase no programa Rotas de Integração Nacional, mais especificamente na atuação no setor da Moda. A iniciativa busca impulsionar esse segmento por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento de territórios criativos.
A consultora do MIDR, Viviane Ribeiro, responsável pela Rota da Moda, destacou a importância da participação no evento. “Esse evento é muito importante para a Rota da Moda, pois representa uma reaproximação com o Sebrae. Aqui, temos contato direto com gestores de todas as unidades federativas e podemos compreender como o setor está sendo conduzido nos estados. Essa troca é fundamental para construirmos, juntos, estratégias eficazes para o desenvolvimento da moda no país”, afirmou.
Durante o painel do MIDR, foram apresentadas a missão e a visão da Rota da Moda, os territórios prioritários, as articulações em curso e exemplos de boas práticas e polos produtivos de destaque.
Parceria com o Sebrae
O Encontro Nacional de Gestores de Moda é uma iniciativa do Sebrae que busca consolidar um espaço estratégico para a articulação de políticas públicas e o fortalecimento da economia criativa no país. O público-alvo inclui gestores estaduais e nacionais do Sistema Sebrae, representantes de instituições parceiras, especialistas em moda, varejo, indústria, políticas públicas e economia criativa.
Além da participação do MIDR, o evento contou com painéis sobre temas como políticas públicas, internacionalização, inovação, varejo e moda autoral, reforçando o papel da moda como setor dinâmico, gerador de emprego, renda e identidade cultural.
A Rota da Moda foi criada em 2021 com o objetivo de estruturar a cadeia produtiva em mais de 27 municípios nos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Goiás. Hoje, conta com cinco polos estruturados — dois em Goiás e um em cada um dos demais estados —, promovendo inovação, geração de valor e inclusão produtiva nas comunidades atendidas.”A Rota da Moda tem como diretrizes o fomento à economia circular, o resgate de saberes ancestrais e a valorização das expressões contemporâneas da moda brasileira”, concluiu a consultora do MIDR, Viviane Ribeiro.