A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI), a fim de promover eficiência e agilidade na execução dos serviços públicos em benefício da população, está sempre em busca de avançar na modernização do fluxo processual municipal.
Nesse sentido, visando transformar os programas sociais municipais em iniciativas de excelência, a gestão criou uma solução que pretende otimizar a entrega dos cupons das cestas de Páscoa e de Natal – benefícios concedidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), que têm como principal objetivo garantir uma mesa mais farta durante os períodos de Semana Santa e de festejos natalinos, para aqueles que mais precisam.
Deste modo, em um esforço conjunto entre as equipes de desenvolvimento da CTI e da Sedes, algumas ações foram desenvolvidas no sentido de garantir que o cadastro efetuado pelos munícipes seja mantido em um sistema confiável, seguro, e de rápida localização e entrega.
A nova medida visa aprimorar e agilizar o processo de distribuição, desde a importação dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), até o controle das retiradas das cestas. A solução desenvolvida ajusta-se perfeitamente à logística da Sedes, fornecendo relatórios dinâmicos que permitem uma análise detalhada das entregas. Isso possibilita uma resposta ágil às demandas da população, permitindo a realocação de recursos para áreas com maior procura e a reposição de cestas nos locais mais movimentados.
O titular da Segov, José Gama Neves, destacou que a iniciativa pretende evidenciar, mais uma vez, o compromisso da gestão em garantir que as famílias beneficiadas recebam o apoio necessário, e de forma eficaz. “A abordagem do governo em aplicar tecnologias voltadas para diversos setores, mostra um esforço contínuo em atender às necessidades do interesse público de forma eficiente”. Segundo o gestor, a novidade tecnológica, que promove a integração do CadÚnico e a criação de um cadastro fidedigno, demonstram a preocupação da administração municipal com a transparência e credibilidade perante os órgãos fiscalizadores.
O diretor da CTI, Ricardo Luz, destacou a importância desse trabalho contínuo de aprimoramento, e declarou que, “nosso setor dedica-se diariamente em busca da melhoria contínua e, ao colaborar com todas as secretarias, conseguimos desenvolver soluções que oferecem suporte e facilitam as atividades da prefeitura. O sistema de distribuição de cestas é um exemplo disso, pois conseguimos agilizar o processo e torná-lo mais eficiente, graças ao controle completo e à atualização em tempo real”, justifica.
Vale ressaltar que as melhorias implementadas refletem o compromisso da prefeitura em utilizar a tecnologia para promover um serviço público de qualidade, garantindo que os recursos alcancem aqueles que mais precisam de forma eficiente e transparente. A integração entre a CTI e a Sedes demonstra como a colaboração entre diferentes setores, pode gerar soluções inovadoras, que beneficiam toda a comunidade.