A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, continua o trabalho para transformar a orla de Ipitanga em um ambiente acolhedor, moderno, sustentável e que seja um cartão-postal do município. Para isso, até o momento a obra já alcançou cerca de 50% do que está previsto nos 13.900 metros quadrados (m²) ao longo da Rua Paulo Moreira de Souza.
Com o andamento da obra, já foram realizadas as construções das paredes dos quiosques, e dado início aos acabamentos internos e ao processo de instalação hidrossanitária, que consiste no projeto hidráulico e sanitário do ambiente.
No projeto de requalificação e urbanização da nova orla de Ipitanga um dos destaques é a substituição das antigas barracas de praia por 15 novas estruturas, cada uma com aproximadamente 46 m², além da construção de quatro boxes de 16 m² e um centro de informações.
As obras, que estão em pleno andamento, vão garantir vários benefícios para a população como acessibilidade, com rampas para Pessoas com Deficiência (PcD) que facilitam o acesso à praia; um parque infantil; área de ginástica; quadra poliesportiva de 532 m² com alambrado e estrutura em eucalipto tratado; pista de skate de 200 m²; ciclovia; bicicletário; paisagismo; iluminação em LED; e um estacionamento com 94 vagas.
O projeto, que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes de Lauro de Freitas, também irá realizar o trabalho nos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem, além de pavimentar a via de acesso interno, e requalificar a pavimentação da via principal e no entorno.