09/01/2026
A Operação Poison Drink, deflagrada na quinta-feira (8), no município de Cansanção, tem como objetivo fiscalizar a comercialização de bebidas com suspeita de irregularidades, além de combater fraudes tributárias e infrações contra a saúde pública. A ação foi coordenada pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), com atuação da Delegacia Territorial (DT/Cansanção) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Centro Norte).
Durante a operação, realizada no Centro da cidade e no povoado de Tanque da Gameleira, três estabelecimentos comerciais foram interditados e uma pessoa foi conduzida à unidade policial para prestar esclarecimentos. Ao todo, foram apreendidas 535 garrafas de bebidas destiladas, entre whisky, gin, vodka e conhaque, com suspeita de irregularidades. Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
No povoado de Tanque da Gameleira, local onde ocorreu a maior apreensão, estava prevista a realização de um evento em um clube privado no dia 10 de janeiro. Em razão da ação fiscalizatória, o alvará para a realização da festa foi suspenso pela Prefeitura. A operação integrou esforços da Polícia Civil com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e o Setor de Tributos do município de Cansanção.
A ação também tem como finalidade prevenir riscos à saúde da população, coibir a circulação de produtos irregulares e reforçar as ações integradas de fiscalização, garantindo maior segurança aos consumidores. A população pode colaborar denunciando a produção, armazenamento, transporte e comercialização de bebidas alcoólicas irregulares ou de origem duvidosa, por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), pelo número 181.
Fonte
Marcela Correia / Ascom PCBA




















