A Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública encerrou o ano de 2025 com um total de 3.371 pesquisas realizadas através do avanço nas ações promovidas em Salvador, RMS e, pela primeira vez, no interior do estado. A opinião do público ajudou na manutenção e organização dos serviços prestados pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública (SESP), bem como para a organização administrativa e operacional das unidades policiais.
Somente na capital e RMS, o número de entrevistados através da Ouvidoria Itinerante figurou com um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, saindo de 2.241 para 2.638. Os relatórios gerados em cada uma das ações de campo foram encaminhados às principais autoridades competentes, fornecendo subsídios para a análise e melhoria da Segurança Pública.
O projeto, que visa uma maior integração da SSP com a sociedade, abrangeu 20 ações de campo ao longo do ano, realizadas em 14 locais de Salvador, um na Região Metropolitana e cinco no interior, em Feira de Santana, Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e o Distrito de Tanquinho de Feira.
Além da Pesquisa Itinerante, a Ouvidoria também atuou em grandes eventos, como o Carnaval de Salvador, com um total de 4.246 pesquisas realizadas nos circuitos. Além disso, foram 2.561 pesquisas no São João de Salvador e 3.134 na Micareta de Feira de Santana.
Manifestações também foram recebidas por meio da Ouvidoria Geral do Estado e demais meios, com um montante total de 2.792 registros que tramitaram ou foram inseridos no Sistema TAG, transportados para o Sistema de Gerenciamento de Manifestações (SGM). As informações foram tratadas e classificadas por espécie, natureza, identificação e destinação e, em seguida, encaminhadas aos diversos órgãos responsáveis para atendimento e efetivação de respostas.
O Ouvidor Chefe da SSP, coronel PM Nilton Machado, avaliou que o ano foi de conquistas para o órgão, e que o objetivo é aprimorar ainda mais o trabalho. “Reduzimos em 10% o intervalo entre a recepção e a remessa aos órgãos de segurança das manifestações, além de ampliar a integração com os demais órgãos da SSP. Foram realizações significativas, e vamos buscar por mais”, finalizou.







