10/11/2025
Divulgação PM
A Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizou nesta segunda-feira (10), no Quartel do Comando Geral, a aula inaugural da 4ª edição do Curso de Negociação (CNEG).
O objetivo do curso é qualificar policiais para integrar o quadro de negociadores do Bope, bem como capacitar profissionais em toda a Bahia para atuarem como primeiro interventor em ocorrências de alta complexidade com foco na negociação de crises envolvendo reféns ou propensos suicidas armados. Nesta edição, o CNEG capacitará 27 alunos, dentre os quais três policiais civis, sendo um do estado de Goiás e dois integrantes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) baiana.
A aula inaugural contou com as presenças de representantes das forças policiais e de órgãos públicos, que participaram de uma palestra dos promotores de Justiça Ana Isabela Ribeiro e Edmundo Reis, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), sobre o tema “A perspectiva do Ministério Público com vistas às ocorrências de crise no estado da Bahia”.
“A capacitação desses policiais é de fundamental relevância para o desempenho das ações policiais junto à sociedade baiana. Através das técnicas e doutrinas aprendidas durante o curso, teremos policiais com qualificação na gestão dos incidentes críticos”, afirmou o capitão Matos, coordenador do curso.
O aprimoramento técnico reforça o compromisso da Corporação com a preservação de vidas. O subcomandante do Bope, major Claudjan, reforçou a importância da atividade “a capacidade de negociar com eficácia é essencial para garantir uma solução aceitável na aplicabilidade da lei”.




















