Na manhã desta sexta-feira (8), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) realizou a solenidade de formatura do Curso de Tripulante Operacional 2025. A cerimônia, realizada em Salvador, marcou a conclusão de mais uma turma composta por integrantes das forças de segurança. Ao todo, 19 profissionais foram habilitados após semanas de treinamentos intensivos voltados para salvamento, resgate e operações aerotáticas.
O curso, reconhecido nacionalmente por seu alto nível de exigência técnica e operacional, representa um importante investimento na formação de especialistas capazes de atuar em situações críticas, ampliando a capacidade de resposta integrada das forças de segurança.
O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante geral da PMBA, coronel Magalhães, do capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil, Leonardo Lopes, do tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Assis Santos, dentre outras autoridades civis e militares.
Entre os destaques, o sargento Jean Silva, do Corpo de Bombeiros de Roraima, que alcançou o primeiro lugar da turma, ressaltou, “levo muito conhecimento técnico e profissional para contribuir com a criação do Grupamento Aéreo em meu estado”. Já o soldado Loreto, do Graer, destacou a superação vivida no curso: “foi a realização de um sonho e a prova de que o impossível pode se tornar possível”.
Ao parabenizar os concluintes, o comandante-geral reconheceu o brilhante trabalho e a dedicação do Graer na formação dos novos tripulantes, que chegam para fortalecer a tropa em ações de alta complexidade e contribuir para a segurança da sociedade”
Com a nova turma de tripulantes operacionais, a instituição reafirma seu compromisso com a formação de excelência e o fortalecimento da segurança pública, mantendo-se como referência nacional na proteção de vidas por terra ou pelo ar.