04/12/2025
Divulgação DPT
O Departamento de Polícia Técnica da Bahia apresentou na manhã de hoje (4), o Projeto de Construção da Nova Sede do DPT, em Salvador. A atividade aconteceu durante evento promovido para os servidores conhecerem a estrutura que contemplará as novas instalações do IML, do Laboratório Central de Polícia Técnica, do Instituto Central de Custódia de Vestígios, parte administrativa da Diretoria Geral e do Interior, além do IML Veterinário.
O projeto prevê a utilização de energia solar, reuso de água e sistemas inteligentes. “Essa construção marcará um novo padrão na perícia baiana. Mais moderno, sustentável e pensado para garantir melhor qualidade no atendimento ao cidadão e também para todos os nossos profissionais”, pontuou Osvaldo Silva, diretor-geral do DPT.
O aviso de licitação da nova Sede foi publicado no Diário Oficial do dia 5 de novembro e a construção prevê um investimento de R$ 142,6 milhões. De acordo com o Diretor-Geral este foi o maior investimento individual em uma força de Segurança Pública do Estado.
Embora o projeto da nova sede não contemple todos os Institutos, outros projetos estão em elaboração para melhorias da Polícia Técnica em toda a Bahia. “Neste primeiro momento vamos trabalhar com esta unidade em Salvador e mais 7 outras no interior”, finalizou.
Além da apresentação do projeto de construção da nossa Sede, outros investimentos já foram realizados este ano na Polícia Técnica. “Eu sou um entusiasta do fortalecimento da Polícia Científica por entender sua importância para os processos criminais. Duplicamos o efetivo, entregamos viaturas, equipamentos e vamos continuar trabalhando para uma perícia cada vez mais forte”, afirmou Marcelo Werner Filho, Secretário da Segurança Pública.
Durante o evento, o Diretor-Geral do DPT fez questão de salientar a atenção e o apoio que o Governador Jerônimo Rodrigues e o Secretário Marcelo Werner Filho têm dado a Polícia Científica.
Ainda durante o evento foi realizada a palestra, pelo Perito Criminal Federal Carlos Palhares, sobre a Rede PCI Conecta que trata da estruturação e integração da Polícias Científicas para identificação e busca de pessoas desaparecidas.



















