Nesta sexta-feira (9/5), a prefeita Débora Regis participou de um evento que debateu a regulamentação da profissão de motorista de aplicativo. A discussão, que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), foi promovida pela Comissão do Trabalho, da Câmara Federal, que é presidida pelo deputado federal, Léo Prates.
Durante o debate, que teve como objetivo discutir os direitos, deveres e as condições dos motoristas de aplicativo em todo país, a gestora enfatizou a importância de dar condições dignas a esses profissionais. “Nós temos que discutir o sistema de transporte da nossa cidade, e os motoristas de aplicativo também estão nesse contexto de entendimento, onde precisamos acolher e dar dignidade de trabalho justo para essas pessoas”, disse a prefeita que na ocasião também destacou a importância desse debate de grande importância nacional, ter acontecido no município.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Nilton Sapucaia, Lauro de Freitas já iniciou o diálogo sobre a municipalização do transporte público, e o debate desse assunto vai ajudar muito nesse processo. “Essa pauta que está sendo discutida aqui hoje é de grande importância nacional, e chegou em uma boa hora, pois vai casar muito bem com o que a prefeita tem pensado para a área de mobilidade urbana de Lauro de Freitas”, ressaltou Sapucaia.
No decorrer das discussões, foi pontuado a atual proposta do Projeto de Lei do governo federal para a categoria, a jornada de trabalho do setor e a segurança jurídica para a classe. Para Atam Gama, representante da categoria que fez composição da mesa durante o evento, um dos pontos que preocupa a categoria é em relação a taxação. “O debate é muito importante, porque nós, motoristas de aplicativo, queremos saber o que vai acontecer com a gente sobre essa regulamentação. Queremos que ela seja digna e viável para nós, desejamos ganhar por quilometragem, e a nova regulamentação precisa abordar essas questões”, disse.
Corroborando do mesmo pensamento, o motorista de aplicativo que roda em Lauro de Freitas, Edvaldo Souza falou da importância do encontro. “Nós precisamos de uma representação e um direcionamento, por isso, acho que o objetivo do debate é tentar melhorar a nossa categoria, e estamos aqui trazendo ideias de melhorias que sejam benéficas para a gente”, disse o morador da Itinga.
Também estiveram presentes no evento o Chefe de Gabinete, Jonatas Passos; o secretário de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF) Glauber Moraes; além de vereadores e representantes da categoria.