Com o objetivo de oferecer um espaço mais adequado e melhores condições de atendimento e acessibilidade à população, na manhã desta terça-feira (8/4), a prefeita Débora Regis realizou uma visita técnica ao antigo Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), localizado na Rua Euvaldo Santos Leite, no Centro. O local passará a abrigar a nova sede do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros, atualmente funcionando nas dependências da Faculdade Unime, situada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.
A mudança foi oficializada através da assinatura da Ordem de Serviço, realizada nesta segunda-feira (7/4). O novo endereço, localizado no centro da cidade, próximo ao Restaurante Popular, facilita o acesso da comunidade, especialmente de quem utiliza o transporte público. A previsão é de que a unidade seja entregue em até 60 dias, totalmente requalificada para atender às demandas da população.
Além de estar mais bem localizado, o novo espaço aproveita uma estrutura pública já existente no município, que se encontrava abandonada. Ao percorrer o imóvel, a prefeita destacou os altos custos que o município vinha tendo com a manutenção do PA Nelson Barros nas instalações da Unime, além da importância de retomar o uso eficiente dos espaços públicos.
“Há três anos, esse espaço está abandonado. Enquanto isso, o município paga, por mês, R$ 60 mil para manter todo aquele complexo na Unime. É um custo que poderíamos evitar, porque, no fim das contas, quem paga por tudo isso é a população. Ao longo desse período, foram mais de R$ 2 milhões tirados dos cofres do município. E quem faz todo esse repasse é a população que, no final, acaba arcando com essa conta”, disse a gestora do Executivo.
Acompanhando a vistoria, a titular interina da Secretaria de Saúde (SESA), Elba Brito, comentou o estado de deterioração da estrutura. “É muito triste ver um espaço como esse, com tanto potencial de atendimento, completamente abandonado. A gente encontra os equipamentos quebrados, o forro todo danificado, tudo mofado. Muitos materiais foram furtados, desde peças de ar-condicionado até fiação elétrica. Diante disso, será necessário fazer uma grande intervenção para recuperar essa unidade e deixá-la pronta para oferecer um atendimento de urgência e emergência com a qualidade que o nosso povo merece”, disse.
Todo o espaço passará por uma reforma completa para garantir acessibilidade, segurança e um ambiente digno tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Pensando em modernização e economia a longo prazo, a prefeita afirmou que será realizado um estudo de viabilidade para a implantação de energia solar na unidade, o que deve contribuir para a redução de custos operacionais. Além disso, o novo PA será 100% informatizado, garantindo mais agilidade, eficiência e integração nos atendimentos de urgência e emergência.
Em outro momento, a gestora expressou sua indignação diante do estado em que o prédio foi encontrado. “Encontramos aqui também diversos medicamentos vencidos, alguns desde 2022, uns de 2023, além de vários insumos. Estava tudo espalhado, inclusive documentos. Enfim, uma verdadeira bagunça”, relatou a prefeita Débora.
A mudança para a nova sede do PA Nelson Barros reafirma o compromisso da gestão com a valorização do patrimônio público, a transparência na aplicação dos recursos e, acima de tudo, com o cuidado e bem-estar da população de Lauro de Freitas. Também participaram da visita técnica a equipe de manutenção e engenharia, a equipe técnica de informática e tecnologia, a superintendente de atenção especializada e o diretor de urgências e emergências, todos da SESA.