Na tarde desta terça-feira (25/2), a administração municipal promoveu uma reunião estratégica com o secretariado municipal. O encontro que aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf) teve como objetivo discutir medidas para o equilíbrio fiscal e a adoção de boas práticas na gestão pública.
Além da prefeita Débora Régis, o evento contou com a participação de representantes de todas as pastas e teve como foco principal ouvir os resultados de uma consultoria especializada para análise das finanças do município, visando a criação de propostas que melhorem a gestão de despesas, receitas e diminuição dos encargos.
Durante a reunião, foram sugeridas orientações para nortear a capacidade de investimento de cada secretaria, com o intuito de garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente. Também foram discutidas metas e ações prioritárias para os primeiros 100 dias de gestão, com ênfase na avaliação fiscal e na busca por soluções que promovam o ajuste das contas públicas.
A prefeita Débora Régis destacou a importância de uma gestão responsável e comprometida com o uso adequado do dinheiro público. “Infelizmente, viemos de um cenário onde não havia responsabilidade com o dinheiro público. Não entendemos gestão pública desta forma. Estou indo in loco verificar o andamento dos serviços para garantir que tenhamos economia e bons serviços sendo prestados. Essa não é uma luta só de Débora, ou de secretarias pontuais, como Fazenda, Controladoria ou a Procuradoria, essa é uma luta conjunta de toda a nossa equipe”, afirmou.
O vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, Mateus Reis, reforçou a necessidade de uma postura mais consciente. “É necessário estar atento. Precisamos fazer concessões para começarmos os investimentos que queremos. Juntos, podemos construir um futuro melhor para nossa cidade”, disse.
Ainda no encontro foi apresentado uma proposta para a criação de um centro de logística municipal, com o objetivo de evitar desperdícios e centralizar o controle de materiais que atualmente estão distribuídos em nove almoxarifados diferentes. O secretário de Administração, Tassio Lima Azevedo, explicou que a medida visa otimizar a gestão de recursos e evitar compras mal planejadas, que gerem gastos desnecessários.
A gestão atual herdou um cenário fiscal desafiador, com um déficit de R$ 47 milhões e despesas com pessoal que, em alguns períodos, chegaram a comprometer 70% do orçamento, ultrapassando os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A prefeita Débora reconheceu a complexidade da situação, mas expressou confiança na capacidade da equipe para reverter o quadro.
Nesse contexto, o secretário de Fazenda Ricardo Gois, destacou a capacidade do município em enfrentar e superar esses desafios. “Sabemos que temos um grande desafio até conseguir equilibrar as contas públicas e pagar a herança que recebemos, mas tem jeito. Temos o conhecimento necessário para administrar a cidade garantindo os serviços à população, mas precisamos seguir com equilíbrio e responsabilidade”, destacou.
A reunião reforçou o compromisso da administração municipal em adotar medidas que garantam a sustentabilidade financeira, permitindo investimentos essenciais para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A gestão busca, assim, não apenas equilibrar as contas, mas também redesenhar os serviços públicos para que se tornem mais eficientes e atuantes, refletindo uma administração transparente e comprometida com o bem-estar de toda população.