O prefeito Elinaldo Araújo se reuniu com representantes de duas instituições de ensino superior, além de uma prestadora de serviço. Na pauta, a saúde pública em Camaçari. Os encontros aconteceram nesta segunda-feira (26/2), e foram realizados em dois momentos, na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), e no gabinete do gestor municipal.
Para tratar sobre a assinatura de uma carta de intenção de campo de estágio/internato para estudantes do curso de medicina do Centro Universo – Universidade Salgado de Oliveira – Salvador, o gestor do município recebeu a diretora da instituição, Paloma Modesto. Na ocasião, o prefeito destacou que, “Camaçari ganha com a qualificação dos serviços, porque, a partir do momento em que traz campo de estágio, cada estudante desse tem um preceptor, tem um professor que acompanha, que discute os casos daquela pessoa. Então, desta forma, qualifica e amplia o atendimento à população. Além disso, o município cumpre com uma obrigação constitucional, que é a de ofertar campo de estágio para o SUS”,
Uma das possibilidades de contrapartida para o município, está na oferta de bolsas de estudos em diversos cursos, com promessa, inclusive, para medicina, através de um convênio previsto para ocorrer posteriormente. A diretora Paloma Modesto pontou que um curso de medicina atende e se relaciona com todas as cidades do entorno. “Camaçari, como município, tem uma importância estratégica para gente”, destacou.
O secretário da Saúde, Elias Natan, explicou que, “o [Centro] Universo já tem o curso de medicina habilitado, quando for necessário se fazer esses estágios, a prefeitura disponibiliza a sua rede, que, inclusive, é robusta, de atenção primária e secundária, de emergência, e de Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192], para oferecer cursos de estágio também para essas universidades”.
O mesmo pleito foi tratado com Carlos Joel Pereira, reitor da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), que pretende implementar vários cursos na costa do município, incluindo o de medicina. De acordo com ele, a estrutura da rede de saúde do município foi o que motivou o encontro. “A vantagem de Camaçari é que a infraestrutura de saúde aqui é superior a média dos municípios que estão no entorno. É visível que a estrutura é melhor. Então, automaticamente, a possibilidade de ter as vagas, em função do volume de leitos, é maior”, afirmou.
Por fim, a viabilidade de credenciamento, visando a ampliação da rede com o município, foi tratada com Márcio Leão, diretor da Fundação Bahiana de Cardiologia e Combate ao Câncer.
A intermediação dos encontros ficou por conta do vereador Júnior Borges, e ainda contou com a participação da secretária da Educação, Neurilene Martins, do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, além da equipe técnica da Secretaria da Saúde (Sesau).






Mais Notícias
Atualizações dos processos de construção de 1.712 moradias é tema d…
Prefeito trata sobre instalação de fábrica de extintores no município
Matrículas em equipamentos da Secult iniciam de forma tranquila
AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us