O prefeito Elinaldo Araújo participou, na manhã desta quarta-feira (17/1), da cerimônia de abertura do Projeto Escola de Verão 2024. Ao lado da secretária da Educação, Neurilene Martins, o gestor ressaltou a importância da iniciativa em possibilitar a grupos prioritários de estudantes da rede, oportunidade de recomposição das aprendizagens. O evento aconteceu na Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, localizada no bairro Novo Horizonte, e contou com a presença de alunos, pais e/ou responsáveis, e profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari.
Elinaldo enfatizou a relevância do projeto, sobretudo por ser uma iniciativa que promove, no período de transição dos anos letivos, abordagens didáticas direcionadas às demandas pedagógicas dos estudantes, de forma a garantir equidade e justiça educacional na oferta do ensino público municipal. “A entrega do fardamento completo, dos materiais pedagógicos, e a inclusão do café da manhã na rotina dos estudantes são ações que fazem parte do processo de qualificação da educação no nosso município. E a Escola de Verão agrega muito nesse movimento, porque é uma iniciativa pensada para garantir as aprendizagens, e o que as crianças aprendem, ninguém tira delas”, comentou.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou o diferencial desta 3ª edição do projeto, que é o atendimento aos alunos em tempo integral (das 8h às 16h). “Este ano, estamos atendendo a cerca de 2 mil estudantes, em período completo, potencializando essa característica da Escola de Verão, que é o tempo-espaço ampliado para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos com felicidade, com conteúdo de língua inglesa, educação física e atividades lúdicas entrelaçadas por práticas de leitura e escrita”, revelou, acrescentando que este ano os alunos estarão agrupados em 14 polos escolares, sendo nove na sede e cinco na costa do município.
Entre os estudantes, o clima era de boas expectativas, como revela a estudante Amanda dos Santos, 12 anos. “Ano passado meu irmão participou e falou tão bem que me deixou animada e feliz em participar. Vou aproveitar ao máximo pra aprender e iniciar o 8º ano mais preparada para os novos desafios”, declarou. Quem também estava animada com a novidade foi a aluna Laila Camilly, 14 anos. “Cada vez que escuto algo sobre a Escola de Verão, fico mais feliz em poder fazer parte desse processo. Serão atividades que vão estimular nosso avanço, melhorar nossa leitura, tudo isso é muito bom”, declarou, ao lado do avô, Carlos Cupertino, 68 anos. “Será um melhor aproveitamento desse tempo, aprendendo mais”, descreveu.
Além do prefeito, da secretária da Educação, alunos e seus responsáveis legais, a cerimônia também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos; da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Seduc, Aylana Gazar; de servidores docentes e não docentes da unidade de ensino; e da equipe técnico-pedagógica envolvida na realização do Projeto Escola de Verão 2024.
Elinaldo Araújo Amanda dos Santos Laila Camilly e Carlos Cupertino Neurilene Martins Foto: Jean Victor Mais Notícias
Transporte
STT inicia renovação de alvará para transporte escolar e lança oper…
Festejos
Monte Gordo celebra padroeiro durante lavagem na sexta (19)
Vistoria
Prefeito realiza visita de monitoramento nas obras da UPA nos Phocs
AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us