A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), ampliou a oferta de coleta de exames laboratoriais em 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. A iniciativa visa descentralizar o serviço, facilitando o acesso da população aos exames e evitando deslocamentos para outras unidades. Na manhã desta terça-feira (8/7), moradores que buscaram atendimento na USF Santa Bárbara, localizada no bairro de Itinga, destacaram positivamente a medida adotada pela gestão municipal, reconhecendo os benefícios da ampliação do serviço no próprio território.
O atendimento, que teve início nesta segunda-feira (7/7), é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, com a oferta de mais de 30 tipos de exames laboratoriais, agilizando o processo diagnóstico e o acompanhamento de saúde da população. A senhora Vileide Vasconcelos da Costa, de 54 anos, também elogiou a novidade. “Sou atendida aqui na USF Santa Bárbara. Gostei muito da novidade. Antes a gente acordava cedo para sair de casa, agora não, tem mais conforto”, finalizou.
Oito unidades de saúde realizarão a coleta de exames em suas próprias sedes, enquanto outras oito seguem realizando o agendamento, mas com a coleta feita em laboratórios credenciados localizados próximos às unidades. Entre as unidades que passaram a contar com ponto de coleta estão as USFs Parque São Paulo, Cidade Nova, Espaço Cidadão, Santa Bárbara, Vila Nova de Portão, Manoel José Pereira Capelão, Caji/Vida Nova e Padre João Abel Jambeiro.
Já as unidades que realizam o agendamento, mas direcionam os usuários para coleta em laboratórios próximos, são a Tarumã, São Judas Tadeu, Israel Moreira, Jardim Independência, Noel Alves da Cruz, Irmã Dulce e Centro/Chafariz. A moradora Jaqueline Nolasco dos Santos, de 23 anos, destacou a importância da descentralização dos serviços. “Acho muito importante essa iniciativa, ajuda na locomoção, é mais prático, e agora os moradores podem fazer seus exames e consultas sem precisar acordar ou madrugar em filas. Acho de extrema importância ter unidades que atendem nas comunidades. É sinônimo de mudança e melhoria”, afirmou.
O agendamento dos exames deve ser feito na unidade de saúde de referência do morador. Com essa medida, a Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma seu compromisso em tornar o acesso à saúde mais ágil, eficiente e humanizado, garantindo que mais pessoas possam realizar seus exames com comodidade e dignidade, perto de casa.