A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou um treinamento técnico, que pode servir de base cartográfica para diversos processos da Prefeitura, como licenciamento e identificação de áreas com suspeita de crimes ou danos ambientais. O evento aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), nesta sexta-feira (7/2), e teve como objetivo habilitar os participantes para atuarem no programa.
O sistema usa ortofoto multifuncional. Por meio dessa técnica inovadora, é possível capturar grandes áreas com uma enorme riqueza de detalhes, transformando imagens em dados tridimensionais que são fundamentais para projetos de engenharia, monitoramento ambiental, agricultura de precisão, urbanismo, e muito mais.
Com base nos dados coletados, é possível planejar e identificar áreas, além de implementar ações integradas para a proteção ambiental. A expectativa é que, com a capacitação dos profissionais, o município possa ampliar sua capacidade de resposta a desafios ambientais, modernizar sua atuação em licenças e contribuir para a preservação da biodiversidade local.