A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), apresenta balanço com as principais ações realizadas pela pasta nos primeiros 100 dias de gestão, demonstrando compromisso com a transparência, modernização e sustentabilidade, implementando ações que reforçam a eficiência da administração pública e atendem às demandas da população. Entre as conquistas destacam-se projetos ambientais, fiscalização intensificada e a modernização da infraestrutura.
A SEMMA marcou o Dia Mundial da Água com uma conferência que reuniu cerca de 200 pessoas. O evento serviu como ponto de partida para o calendário ambiental do município. Neste contexto, o diálogo com a comunidade foi estreitado, reunindo autoridades, especialistas e defensores da causa ambiental, para discutir a importância da preservação dos recursos hídricos, especialmente os rios e riachos que cortam o município. A ação discutiu inovação e gestão sustentável; Plano de Bacia do Recôncavo Norte e Inhambupe e as obras de saneamento básico no município e o sistema de captação e distribuição de água.
Buscando projetos estratégicos para Lauro de Freitas, a SEMMA propôs a criação da Praça João Isidório Filho, um projeto-piloto focado em arborização urbana e equipamentos públicos com concepção sustentável. A pasta também prevê ações de recuperação de nascentes, com potencial de replicação em outras áreas degradadas. E está promovendo, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental, o mapeamento de áreas de interesse ecológico, visando subsidiar políticas públicas de educação ambiental.
Entre as ações de maior impacto, a SEMMA realizou fiscalizações ambientais, incluindo vistorias em áreas de supressão vegetal, atendendo as denúncias da população e promovendo operações em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Essas ações resultaram na emissão de notificações, autos de infração e embargos de atividades irregulares. A SEMMA também intensificou o combate a queimadas e poluição sonora, com denúncias apuradas e ações de orientação e fiscalização, foram atendidas 394 denúncias apenas de poluição sonora, reforçando o papel da secretaria na proteção ambiental. Para isso, a gestão investiu em equipamentos essenciais, como sonômetros para fiscalização de poluição sonora, computadores com configurações adequadas e dispositivos de GPS.
Já o Parque Ecológico de Lauro de Freitas, uma importante área pública gratuita, está passando por reforma, para devolver à comunidade um local seguro e revitalizado. O local está recebendo melhorias na infraestrutura, incluindo a reconstrução da trilha ecológica, que estava degradada e interditada por falta de manutenção, além da modernização do parque infantil.
A secretaria também recebeu novos equipamentos, em fevereiro, para o setor administrativo do Parque Ecológico de Vilas e o departamento de fiscalização. No total foram entregues três computadores e dois aparelhos de ar-condicionado, resultado de um termo de compromisso firmado entre a pasta e a iniciativa privada, buscando otimizar o trabalho realizado, garantindo uma gestão mais eficiente.
Além disso, a equipe ofereceu um treinamento técnico, que pode servir de base cartográfica para diversos processos da prefeitura, como licenciamento e identificação de áreas com suspeita de crimes ou danos ambientais, através de um sistema que usa ortofoto multifuncional. Por meio dessa técnica inovadora, é possível capturar grandes áreas com uma enorme riqueza de detalhes, transformando imagens em dados tridimensionais que são fundamentais para projetos de engenharia, monitoramento ambiental, agricultura de precisão, urbanismo, e muito mais.
A secretaria planeja ainda implantar um sistema 100% eletrônico para tramitação de processos, garantindo maior transparência e agilidade. Assim, a SEMMA consolida seu papel na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável em Lauro de Freitas.
Essas iniciativas refletem o compromisso da gestão municipal em valorizar e apoiar ações em prol da preservação ambiental e do bem-estar da comunidade. Esses primeiros 100 dias da SEMMA evidenciam uma gestão dinâmica e comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento de projetos inovadores, com fiscalização rigorosa e modernização administrativa.