A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECUJE), e de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (15/8), o processo de triagem e avaliação física de alunos para as aulas de natação que serão realizadas na nova Arena Aquática, no bairro da Itinga. A ação faz parte do Programa Esporte Cidadão. 2, que consiste em ofertar diversas atividades esportivas para o público laurofreitense.
Henderson Aires, diretor de esportes da SECULJE, explica o objetivo da avaliação. “Estamos diante de crianças e jovens que buscam participar das nossas equipes de natação, mas é importante ter esse cuidado com os novos atletas. Estamos com um profissional da área que avalia individualmente cada aluno, a fim de entender como está o corpo e a mobilidade para a prática da atividade de natação. Nada pode passar despercebido, para que não haja lesões que possam prejudicar o desempenho dos interessados”, comentou Henderson.
As aulas de natação terão início nesta terça-feira (19/8), com turmas de até 20 alunos, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados pela manhã. Podem fazer as aulas de natação gratuita no município, crianças a partir de 6 anos, preferencialmente matriculadas na Rede Pública Municipal de Ensino.
Aguardando avaliação estava o estudante Murilo Valdez, de 13 anos, aluno do sexto ano fundamental. “Estou ansioso para começar as aulas de natação. Eu já queria muito, quando surgiu a oportunidade eu pedi a minha mãe para me cadastrar logo. Hoje eu estou aqui para começar uma nova modalidade esportiva”, disse o adolescente.
Também está disponível para os jovens e adultos a modalidade aquazumba uma aula de dança aquática que alia diversão e condicionamento físico.
Para o público idoso, o procedimento de inscrição segue os mesmos passos realizados com os estudantes, incluindo triagem física e anamnese para avaliação das condições de saúde e definição da atividade mais adequada.
Henderson complementa informando que: a primeira fase do processo de inscrição ocorreu por meio de formulário online, seguida pela entrega de documentação dos alunos e responsáveis, por isso não é mais possível a ingressão de novos candidatos. Já estão aptos para começarem as aulas 300 alunos.
As ações de esporte do município são trabalhadas de maneira transversal em conjunto com a SEMED, quem explica essa parceria é o diretor de esporte e educação da secretaria, professor Alberto Luiz. “Essa parceria entre secretarias é muito positiva. Por determinação da prefeita Débora Regis, estamos trabalhando para oferecer esporte de qualidade, ampliando o acesso e fomentando a prática esportiva para toda a população, com atenção especial aos alunos da rede municipal. A intenção é inserir cada vez mais o esporte e a cultura no ambiente escolar”, disse Alberto.
O aluno que deseja participar do Projeto Esporte Cidadão.2, e precisa manter um bom desempenho acadêmico, além de apresentar um comportamento adequado em sala.