A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou, nesta quarta-feira (26/2), uma reunião estratégica com representantes da Caixa para discutir os processos de implementação do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), iniciativa do governo federal que visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. Durante a reunião, foram discutidos 16 projetos que impactarão diretamente na cidade, com o intuito de avançar em processos já iniciados, que estavam parados, bem como, discutir o prazo para a conclusão de ações estratégicas.
O encontro, que aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), buscou apoio da instituição financeira para avançar em ações prioritárias como: a construção do Canal dos Irmãos, para melhorar a drenagem na região da Avenida Luiz Tarquínio Pontes e o Projeto Periferia Viva, que visa intervenções de praças, campos de futebol e conjunto habitacional, além de estação de tratamento de esgoto, entre outras propostas estratégicas.
A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as instituições e agilizar os trâmites que vão resultar em obras e empreendimentos para a população, com foco em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura urbana, qualidade de vida e lazer. O Novo PAC em Lauro de Freitas busca não apenas retomar obras paralisadas, mas também captar novos recursos para projetos de longo prazo, visando melhorar a qualidade de vida da população e promover a geração de empregos.
A titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim, enfatizou a importância do alinhamento de metas e prazos para a execução dos projetos. “Alguns programas da Caixa aqui no município são robustos e estão com prazos bem curtos. Esse encontro é para alinhar esses pontos. Estamos focados em resolver cada uma das pendências e as fases emergenciais para podermos avançar com as obras. Temos ações paradas de anos passados, que daremos sequência por entender a importância, e novas captações que precisamos realizar em prol da cidade e da população”, destacou.
Para Silvio Conceição, gerente de governo da Caixa, a importância do encontro foi no sentido de agilizar processos e garantir que os recursos disponíveis sejam convertidos em benefícios concretos para a população. “Essa reunião foi um ponto de controle entre a Caixa e o município de Lauro de Freitas, visando agilizar e acelerar o andamento dos contratos e das operações do Novo PAC e dos contratos de repasse. O foco é discutir as obras que precisam ser retomadas e concluídas em toda a cidade. Esses recursos estão disponíveis para serem utilizados, e precisamos agilizar esses processos pensando na população que será diretamente beneficiada”, disse.
Conceição também ressaltou o bom andamento das ações do PAC nas áreas de saúde, com a construção de uma nova maternidade municipal e na educação, com a construção da creche do Quingoma (reconhecido como Território Iorubá) em Lauro de Freitas. O que demonstra progresso e traz expectativas positivas para a continuidade dos trabalhos.
Em Lauro de Freitas, os projetos discutidos na reunião têm potencial para transformar a realidade local. Essa reunião foi considerada produtiva por todos os participantes, inclusive a Chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa, que destacou o compromisso da cidade com avanços significativos. “Esse encontro demonstra que estamos trabalhando com alinhamento de metas e na definição de prioridades para trazer os benefícios que nossa cidade precisa”, afirmou.
A expectativa é que, com a agilização dos processos, os recursos do Novo PAC sejam rapidamente convertidos em obras e serviços que beneficiem diretamente a população de Lauro de Freitas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade e a melhoria das condições de vida de seus habitantes.