A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), deu início nesta quarta-feira (9/4) à fiscalização anual do transporte público municipal, em parceria com o Transporte Complementar de Lauro de Freitas (TRANSLAUF), cooperativa dos permissionários de transporte complementar do município. A medida é parte do compromisso da gestão municipal com um transporte público seguro e eficiente para a população. As vistorias ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A prioridade desta ação é a vida. Luís Cláudio dos Santos, diretor de Transportes da SEMOB, destacou que o objetivo é assegurar a segurança dos passageiros e trabalhadores. “Estamos com uma equipe ágil, e a fiscalização ocorre por ordem de chegada. Esse transporte é municipalizado, e nosso trabalho é garantir segurança em primeiro lugar”, afirmou. Ele lembrou que ações semelhantes já foram realizadas com taxistas e veículos que realizam o transporte escolar.
Já Gustavo Ferraz, superintendente da SEMOB, reforçou a importância da vistoria. “O poder público faz a opção pela vida humana. Ações como essa de fiscalização podem gerar algum desconforto, mas são necessárias para garantir eficiência e condições adequadas aos usuários”, explicou. Além de regular o serviço, a SEMOB atua no combate ao transporte clandestino, que coloca vidas em risco.
A iniciativa teve a aprovação dos motoristas da TRANSLAUF. José de Souza, da linha Parque São Paulo (Linha 3), elogiou a iniciativa. “Essa ação é uma segurança para todos. Os fiscais verificam desde pneus até a documentação, e o passageiro se sente mais tranquilo em um veículo revisado”, disse. Ele também destacou os cursos que os permissionários fazem para garantir um bom trabalho, como o de direção defensiva, que ajuda a qualificar os profissionais devidamente regularizados do município.
A ação, que segue até o dia 23/4, vai vistoriar 80 veículos cadastrados. Durante a fiscalização da SEMOB são avaliados itens como: habilitação do motorista (categoria d); antecedentes criminais; documentação do veículo e seguro; estado de pneus, extintores e tacógrafo, entre outros.