Com a chegada do verão, não são só as temperaturas aumentam, mas as chuvas também ocorrem com maior frequência e mais intensidade, o que resulta em condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Para enfrentar esse desafio, a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio da superintendência de Vigilância em Saúde, está intensificando as ações de combate e prevenção às arboviroses.
A Prefeitura de Lauro de Freitas segue mobilizada para proteger a população e reduzir os riscos de contaminação. As ações incluem o monitoramento e investigação dos casos suspeitos; atuação direta nas comunidades para eliminação de criadouros do mosquito; aplicação de larvicida em depósitos que não podem ser eliminados; e mobilização educativa junto à população para conscientização sobre a prevenção.
A participação da população é essencial no combate ao mosquito. Algumas atitudes simples fazem toda a diferença, como eliminar recipientes que acumulem água parada em casa; manter piscinas limpas e cobertas quando não estiverem em uso; usar repelentes e roupas que protejam contra picadas; procurar atendimento médico em caso de sintomas; evitar automedicação; e comunicar locais que possam ser focos do mosquito à Secretaria de Saúde.
Até o dia 12 de fevereiro, o município registrou 11 casos suspeitos de dengue, dos quais seis foram descartados, um confirmado e quatro seguem em investigação. No mesmo período, houve a confirmação de um caso de chikungunya. Por meio da colaboração entre a prefeitura e a comunidade, Lauro de Freitas permanece determinada no combate às arboviroses, assegurando um ambiente cada vez mais saudável e seguro para todos.