A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, demonstrou compromisso com a transformação da qualidade do ensino público, no primeiro mês de gestão. Uma série de ações estratégicas aconteceram, visando fortalecer a Rede Pública Municipal de Ensino, garantir a segurança dos estudantes, e promover uma educação inclusiva e transformadora.
Um dos destaques, foi a entrega de um novo ônibus escolar. A aquisição do veículo, anunciada no encerramento do 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia, em Salvador, vai modernizar a frota. Outra iniciativa inédita, no município, foi o Café com Gestores e Gestoras Escolares, que serviu para o planejamento, o diálogo e a troca de experiências sobre desafios e boas práticas de ensino.
A gestão também deu atenção especial à infraestrutura. A secretária Tamires Andrade liderou uma visita ao almoxarifado central da Educação, localizado em Vila Praiana. O objetivo foi avaliar as condições do espaço que estava subutilizado e transformá-lo em uma oficina de reparos de mobiliário escolar. Atualmente, todo o material inservível foi retirado do local e as manutenções simples de cadeiras já estão acontecendo.
Além disso, a Secretaria de Educação realizou visitas técnicas às escolas municipais (Escola Municipal Félix Cardoso de Araújo; Escola Municipal Barro Duro; Escola Municipal Cidade Nova; Escola Municipal Senhora Valentina) para avaliar as condições das cozinhas. As visitas, realizadas com o apoio de nutricionistas e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), tiveram como objetivo identificar dificuldades que impedem a preparação da merenda diretamente nas unidades escolares.
O período de matrícula para novos alunos da rede municipal e de confirmação das matrículas também foi uma das prioridades da gestão. O processo foi realizado de forma on-line, com suporte presencial para quem não tinha acesso à internet. A iniciativa contemplou estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com atendimento especial para pessoas com deficiência (PcD), nas unidades escolares. Foram confirmadas mais de 25.260 matrículas na rede de ensino e 3.574 novos alunos vão ingressar na rede municipal em 2025.
A gestão promoveu também reuniões para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de discutir a ampliação de cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho e oferecer oportunidades de qualificação profissional gratuita.
Outra ação relevante foi a manutenção e revitalização de escolas municipais. Unidades receberam serviços de pintura, troca de piso, conserto de telhados e revisões hidráulica e elétrica. Essas intervenções visam garantir ambientes seguros e acolhedores para a comunidade escolar no retorno às aulas.
A gestão também deu continuidade ao Programa Forças no Esporte (PROFESP), em parceria com a Base Aérea de Salvador (BASV), que oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento integral e a formação da cidadania.
Por fim, as ações da Jornada Pedagógica 2025 foram planejadas, em janeiro, com a escolha do tema: “Educação Transformadora: Diálogos, Saberes e Territórios para uma formação Integral, Inclusiva e Antirracista”. Fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade, promovendo práticas educacionais transformadoras e alinhadas ao Documento Curricular Referencial de Lauro de Freitas (DCRLF).
Com essas ações, a Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora, garantindo um futuro mais promissor para os estudantes do município.